Assembleia firma parceria com Sebrae para levar Sala do Empreendedor para todo RN

 


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte oficializou, na manhã desta terça-feira (24), uma parceria e cooperação com o Sebrae/RN objetivando apoiar e fortalecer os pequenos negócios no estado. A parceria será reforçada, com a instalação de Salas do Empreendedor em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, prevista para iniciar em julho deste ano.

“É uma alegria levar a sala do empreendedor para os 167 municípios do Rio Grande do Norte, desburocratizando e gerando oportunidades para as pessoas que empreendem. É também uma parceria com as prefeituras, fomentando a geração de emprego e renda. Esperamos colher muitos frutos”, disse o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

Na prática, o projeto Sala do Empreendedor vai dar agilidade e levar informação aos 167 municípios do RN com a implantação de um ambiente voltado para a geração de negócios. “Será uma porta de entrada para os municípios onde o Sebrae não possui agências. A partir da sala do empreendedor teremos um parceiro em cada município. É uma facilidade, tornando o relacionamento muito mais próximo”, explicou o diretor de operações do Sebrae, Marcelo Toscano.

Além da articulação política com os gestores municipais, a Assembleia do RN vai contribuir com o maquinário das salas. O Sebrae/RN será responsável pela implantação e acompanhamento do projeto. “A sala do empreendedor traz dignidade a quem empreende aqui no Estado. Agradecemos essa parceria e gostaria de reforçar que cada município também será nosso parceiro ao indicar e nomear um agente de desenvolvimento que estará em contato conosco”, reforça João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae. Também caberá às prefeituras disponibilizar um espaço físico.

Também participaram da reunião, o chefe de gabinete da presidência, Isaías Cabral, diretor geral da presidência, Fernando Rezende, assessor jurídico do Sebrae, Deyvison Cabral, e o presidente do conselho do Sebrae, Itamar Maciel.

Saiba mais

A Sala do Empreendedor estará conectada à Rede SIM, que é uma rede de simplificação. O empreendedor terá acesso a um sistema conectado ao Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Tributação, Secretaria de Meio Ambiente e a Junta Comercial. Ou seja, toda uma estrutura de informação em rede de internet com esses órgãos e os canais do Sebrae, permitindo uma aproximação maior com as Agências Sebrae espalhadas pelo interior do Estado.

Em 2021 a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoveu uma conquista histórica para os pequenos negócios, aprovando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que criou um ambiente favorável, simplificado e diferenciados para os pequenos negócios. “Uma luta histórica que vinha há décadas, antes mesmo da aprovação do Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa e Empresa de Pequeno Porte”, salientou Ezequiel Ferreira, ressaltando que a valorização do pequeno empreendedor é uma prioridade na atual gestão.