Ações do maio laranja tomam as ruas de Natal neste sábado para levar proteção a crianças e adolescentes

 


Igrejas evangélicas de Natal ocupam as ruas neste sábado (21/05) para promover ações do maio laranja, mês de enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Promovidas em parceria pelas organizações Missão ALEF e Visão Mundial, as ações ocorrem todo o dia em diferentes horários nas imediações do Nordestão de Santa Catarina na zona norte, na lateral da Escola Municipal Djalma Maranhão em Felipe Camarão e na calçada do Shopping Midway Mall na zona sul.


Como parte do "Maio Laranja", mês de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, diversos pontos estratégicos da cidade de Natal recebem neste sábado (21) eventos simultâneos que visam chamar a atenção da sociedade natalense para o importante tema da proteção de meninos e meninas contra essa grave forma de violação de direitos.

A programação conta com duas blitz educativas - uma no período da manhã na lateral do Supermercado Nordestão do Santa Catarina, na zona norte (das 09h às 12H) e outra no período da tarde (entre às 15h e 17h) na calçada do Shopping Midway Mall, e uma caminhada pelo bairro de Felipe Camarão, das 15h às 18h, com ponto de saída na lateral da Escola Municipal Djalma Maranhão, situada na rua Santa Cristina, uma das principais vias da comunidade.

As ações fazem parte do programa “Igreja Segura para as crianças”, promovido pela organização cristã Missão ALEF, sediada em Natal, em parceria com a organização humanitária cristã internacional Visão Mundial (World Vision) e em cooperação com mais de 100 igrejas evangélicas da cidade.

A Missão ALEF é uma organização iniciada 18 anos atrás no bairro de Felipe Camarão, e que hoje já atua em toda a cidade, com programas que visam servir a cidade sempre em parceria com as igrejas que já se encontram localizadas nas comunidades. “Acreditamos que as igrejas locais já presentes nas áreas mais empobrecidas da cidade podem atuar como agencias de esperança e transformação, atendendo as famílias em sua integralidade, considerando suas necessidades físicas, sociais e espirituais” – afirma Leandro Silva, presidente da instituição. A Missão ALEF tem promovido a formação de redes de desenvolvimento comunitário e formação de lideranças nas quatro regiões de Natal, sempre com foco em apoiar e fomentar as iniciativas locais que visem servir as comunidades.

Leandro ressalta que o programa “Igreja segura para as crianças” e as ações do maio laranja que ocorrem neste sábado são parte deste esforço para levar proteção e cuidado aqueles que mais necessitam. “Cremos que essas ações são parte da nossa missão, que inclui as boas obras como expressão de uma fé viva e transformadora” – complementa.

De acordo com dados divulgados pelo projeto Criança Livre de Trabalho Infantil, a pandemia da Covid-19, além de ter causado a morte de mais de 600 mil brasileiros, agravou a vulnerabilidade de crianças e adolescentes no Brasil, tendo como uma das consequências o aumento do risco ao abuso e à exploração sexual.

“Segundo dados do Disque 100, houve um crescimento no número de denúncias no primeiro semestre de 2021, quando comparados ao primeiro semestre de 2020. Foram 5.106 violações registradas de janeiro a maio de 2021, contra 3.342 no primeiro semestre de 2020. A violência também tem cor e gênero. Do total de denúncias realizadas nos últimos meses, 83,87% foram contra meninas e 57,73% contra crianças e adolescentes negros” – afirma Leandro Silva.

O Boletim Epidemiológico mais atualizado do Ministério da Saúde, que levanta dados de 2011 a 2017, mostra que em 71,2% de casos de abuso sexual contra meninas de 1 a 5 anos aconteceram no ambiente domiciliar. A maioria dos abusadores é composta por homens (80,8%) com algum vínculo familiar (39,8%). Entre os meninos na mesma faixa etária os números são parecidos: 83,7% dos abusos foram cometidos por homens e 35,4% tinham vínculo familiar com as vítimas.

Assim, as ações que ocorrem em Natal neste sábado pretendem popularizar ainda mais o disque 100, canal para denúncias anônimas de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil, e alertar para a necessidade de envolvimento de toda a sociedade em ações de proteção de meninos e meninas contra essa grave violação de direitos.


Exploração sexual

A exploração sexual é considerada uma das piores formas de trabalho infantil. O Código Penal Brasileiro, no artigo 218-B, estabelece uma pena de 4 a 10 anos por exploração sexual de adolescentes com mais de 14 e menos de 18 anos. Incorre nesse crime quem alicia e quem pratica o ato.

Um panorama organizado pelo Instituto Liberta, com informações de entidades da sociedade civil e governamentais, mostra que o país é o segundo colocado no ranking mundial de exploração sexual de crianças e adolescentes: o cálculo é que há, por ano, 500 mil vítimas desse crime. Entre as vítimas, 75% são meninas e dessas, 55,8% têm entre 12 e 14 anos; 13,6% têm de 8 a 11 anos. A maioria das jovens são meninas negras.


Maio Laranja

18 de Maio é Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000. A data foi escolhida em alusão ao "Caso Araceli", a menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em Vitória no Espírito Santo em um crime que permanece impune. Nos últimos anos, a mobilização estendeu-se para todo o mês de maio, que passou a ser conhecido como “maio laranja” para impulsionar a mobilização da sociedade em favor da proteção de crianças e adolescentes.


Serviço

A programação segue todo o dia do sábado, 21/05, com diversas atividades:

·         09h00 às 12h00 – Blitz educativa, distribuição de material e atividades culturais na lateral do Nordestão do Santa Catarina, na Avenida João Doutor Medeiros Filho, na Zona Norte.

·         15h00 às 17h00 - Blitz educativa, distribuição de material e atividades culturais na calçada e sinais próximos do Shopping Midway Mall, na Avenida Senador Salgado Filho.

·         15h00 às 19h00 – Caminhada pelas ruas do bairro de Felipe Camarão, com concentração nas imediações da escola municipal Djalma Maranhão, na rua Santa Cristina, uma das principais vias da comunidade.

Para mais informações, entrar em contato com Leandro Silva, presidente da Missão ALEF, no telefone 84 99913-2824 ou no e-mail da instituição: contato@missaoalef.org