Vereadora Nina solicita instalação de ponto de recolhimento de resíduos eletrônicos na CMN


O Brasil foi o quinto país que mais produziu resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos em 2019. Segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020, os brasileiros ficaram atrás apenas da China, EUA, Índia e Japão. Ao todo, foram geradas mais de dois milhões de toneladas no ano passado, das quais menos de 3% foram recicladas. 

Preocupada com a destinação correta do material, a vereadora Nina (PDT) solicitou à URBANA a instalação de um ponto de  recolhimento de lixo eletrônico na Câmara Municipal de Natal. “Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública. Por isso, a nossa preocupação em oferecer um lugar para que seja feita a destinação correta”, destacou Nina.

O coletor já está instalado na entrada da Câmara Municipal de Natal e podem ser coletados desde secadores de cabelo, prancha de cabelo, notebook, mouses, teclados, rádios, celulares, carregadores, entre outros. Para aparelhos maiores, do tipo máquina de lavar, é necessário preencher o formulário no site natallimpaesustentavel.com.br ou pelo Ecozap, pelo número 84.99966.4010

Os coletores são preparados para receber resíduos eletroeletrônicos de pequeno porte, como:

• Linha Marrom: televisores de pequeno porte até 40” (no caso de painéis), DVD/VHS, aparelhos de som, home-theater e filmadoras.

• Linha verde: celulares, tablets, carregadores, computadores, notebooks, monitores, placas, equipamentos de rede, fios e acessórios, impressoras e scanners, além de suprimentos em pequena escala.

• Linha Azul: ferramentas elétricas e manuais, cafeteiras, fritadeiras, liquidificadores, torradeiras, secadores de cabelo e etc.

• Linha Cinza: Equipamentos elétricos

Não serão aceitos itens como lâmpadas, pilhas e baterias, sujeitos à logística reversa específica. A ação segue até o dia 30 de abril. 

Desconhecimento

A maior parte dos brasileiros (87%) já ouviu falar em lixo eletrônico, mas um terço (33%) acredita que esse lixo está relacionado ao meio digital, como spam, e-mails, fotos ou arquivos. Para outros 42% dos brasileiros lixo eletrônico são aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos quebrados e 3% acreditam que são todos os aparelhos que já viraram lixo, ou seja, apenas os que foram descartados, inclusive aqueles que acabam incorretamente em aterros ou na natureza.