Sessão solene na Câmara celebra Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

 


Para celebrar o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, comemorado no dia 2 de abril, a Câmara Municipal de Natal recebeu em sessão solene, nesta terça-feira (05), crianças e jovens diagnosticados com espectro autista, além de pais, professores e instituições que apoiam a causa. Proposta pelo vereador Herberth Sena (PL), a solenidade lembrou os problemas enfrentados pelos pacientes e suas famílias, cobrou mais atenção do Poder Público, mostrou o que vem sendo feito pelo Legislativo natalense e homenageou profissionais empenhados na luta por direitos para os autistas.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Herberth Sena destacou que a homenagem é o reconhecimento a pessoas, instituições e autoridades que possuem relevantes serviços prestados à causa. "No Brasil, existem quase 2 milhões de pessoas com espectro autista, o que mostra a importância da questão. Ainda assim, existe muito preconceito na sociedade. Por este motivo, faz-se necessário ressaltar o trabalho de entidades e associações que formam uma rede de apoio fundamental para acolher quem precisa de ajuda", disse ele, que acrescentou:

"Trata-se de uma oportunidade para conhecer um pouco mais da luta em prol dos autistas e também saber como essas pessoas estão sendo cuidadas. Dito isso, tenho a alegria de anunciar que a Câmara Municipal de Natal aprovou a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas, voltada para debater todos os assuntos referentes a este segmento social. Aproveito para parabenizar todos os vereadores da Casa pela iniciativa".

Entre as homenageadas da noite, a dentista Aquila Dantas reforçou a importância dos profissionais de saúde no atendimento aos autistas e familiares. "Me sinto honrada e feliz com a indicação para uma distinção cheia de significado. Trabalho com atenção secundária na rede municipal de saúde; atuo, também, no Hospital Estadual Maria Alice. Enfim, fico gratificada por saber que estou fazendo a diferença na vida dessas pessoas", declarou.

Representando o Movimento Independente Pró Autismo do RN (Movipa), Priscila Oliveira agradeceu ao parlamento municipal pela parceria na causa em prol dos autistas. "Um dos grandes problemas da atualidade é a ausência de efetiva inclusão social por falta de cidadania. Todavia, ao abrir suas portas, a Casa do Povo contribui para garantir a cidadania que tanto precisamos para conquistar direitos. Em tempo: espero que mais e mais cidadãos sejam contagiados pelos exemplos daqueles que lutam por uma causa tão nobre", afirmou ela, que é mãe de autista.

De acordo com Lindinalda da França Rocha, da Nutrivida, o reconhecimento da Câmara de Natal serve de incentivo para que as iniciativas sejam fortalecidas em todo o Rio Grande do Norte. "Constitui uma imensa satisfação trabalhar com pacientes tão especiais, promover inclusão e receber a satisfação dos pais e familiares ao longo das terapias que desenvolvemos. Então, esta solenidade chega para brindar tudo isso".