RN tem cinco pontos impróprios para banho em praias, rios e lagoa

 


A mais recente classificação de balneabilidade de praias, rios e lagoas do Rio Grande do Norte (RN) aponta que há cinco pontos impróprios para o banho. O boletim foi divulgado nesta segunda-feira (11) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (RN) (Idema) e programa Água Azul.

Os dados, que foram coletados na quinta-feira (7), apontam que a praia de Pirangi do Norte, nas proximidades da Apurn, em Parnamirim, está com ponto impróprio para o banho devido à alta quantidade de coliformes fecais. No Rio Pium, a situação também não é indicada para o banho na área do Balneário Pium.

Também na Grande Natal, o Idema aponta que a Lagoa de Pitangui, em Extremoz, está imprópria para o banho devido à alta concentração de coliformes fecais.

Na capital, a Via Costeira está com ponto impróprio para banho na região chamada de Cacimba do Boi, assim como Areia Preta também não tem nível seguro para banho na área da Praça da Jangada. Ainda em Natal, o Rio Potengi, na área da Redinha, também está impróprio para o banho.

Balneabilidade

Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc), onde a possibilidade de ingerir quantidades significativas de água é também expressiva.

O estudo da balneabilidade de uma praia compreende a medida das condições sanitárias, objetivando a sua classificação em Própria e Imprópria para o banho, em conformidade com as especificações da resolução Conama nº. 274/2000.

Tribuna do Norte