Representantes do Memorial da ALRN visitam Memorial do TRF da 5ª Região, em Recife

 


Os representantes do Memorial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte fizeram uma visita técnica ao Memorial do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, nesta terça-feira (19), para conhecer o espaço e trocar experiências, já que o Memorial da Casa Legislativa vem desenvolvendo um projeto de reformulação.

Além dos servidores do Memorial da ALRN, Aluísio Lacerda, Plínio Sanderson, Hilneth Correia, estiveram presentes na ocasião a diretora-administrativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Dulcinéa Brandão; o desembargador federal Élio Siqueira Filho, que integra a Comissão de Gestão da Memória da Justiça Federal da 5ª Região; o juiz federal auxiliar da Presidência do TRF5, Marco Bruno Miranda e a diretora do Núcleo de Gestão da Memória, Nancy Freitas, que falou sobre o espaço, desde a concepção até a finalização do projeto.

O Memorial do Legislativo Potiguar foi implantado pela Resolução 055/2009 com um dos principais objetivos de promover o resgate e a divulgação da história do Poder Legislativo Estadual, contribuindo para o desenvolvimento da história política, administrativa e cultural do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Desde que foi criado, nunca teve uma sede própria. No momento, ocupa um espaço na sede da Assembleia Legislativa. De acordo com Chefe de Divisão do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar, Aluísio Lacerda, após uma visita ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que rendeu bons frutos, a ALRN negociou o Solar Tavares de Lira para ser a sede do Memorial, que deve estar pronto até o fim deste ano de 2022.

“Recife nos deu uma boa referência para o projeto expográfico e sobre novas tecnologias. O nosso acervo precisa ser digitalizado e um museólogo deles vai nos visitar em breve. Fomos muito bem recebidos, sanamos dúvidas e estamos prontos para implantar o novo Memorial”, afirmou Aluísio Lacerda.