Prudência e consciência no trânsito para um feriado mais tranquilo


 

O feriado prolongado de Páscoa se aproxima, começando na sexta-feira dia 15/04. Hora de visitar família e amigos, renovar as energias e pegar a estrada. Mas para isso, os condutores precisam lembrar dos cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois da viagem.

É preciso paciência, cautela e prudência. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná, durante a Operação Semana Santa de 2021, a instituição fiscalizou 7.856 pessoas e 9.110 veículos, resultando em 1.441 infrações registradas pelos policiais, nos cerca de quatro mil quilômetros de rodovias federais no estado.

Ainda, foram registradas 201 ultrapassagens irregulares durante o feriado. Esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo frontalmente com o veículo que está trafegando no sentido contrário.

Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, diz que a prudência do motorista deve permanecer durante todo o trajeto. “Durante feriados prolongados aumenta o número de veículos nas estradas e, com isso, aumentam também o número de episódios lamentáveis, ligados à imprudência, descuido, excesso de velocidade e ao desrespeito às leis. Precisamos preservar a vida e isso se faz com uma maior consciência no trânsito”, reforça. Lembre-se sempre: o melhor do feriado é ir e voltar em segurança!