Projeto Caravana Rec Inicia Hoje Segunda Temporada


O projeto Caravana REC consiste em uma iniciativa itinerante que busca promover a formação técnica, o estímulo profissional e empreendedor, a produção e difusão audiovisual no estado do Rio Grande do Norte. O projeto tem como público-alvo jovens de 15 a 25 anos, das cidades de Apodi, Assú, Florânia, Parelhas, São Gonçalo e Natal, a serem contempladas nesta 2ª temporada, realizada de abril a junho de 2022.

Nessa segunda (04) o projeto inicia as suas ações em Natal, em parceria com a ADIC - Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania do RN - a oficina de documentário para iniciantes será direcionada para os jovens já atendidos pela associação.

O projeto desenvolve, em cada cidade por onde passa, uma oficina de audiovisual com foco na produção de curtas documentários, além de atividade de apreciação e formação de plateia para o cinema local, através da Mostra Itinerante Caravana REC, que nessa 2ª temporada será formatada com os filmes produzidos pelos participantes atendidos na 1ª edição, quando passamos por Mossoró, Currais Novos, Goianinha e Natal, resultando em quatro documentários feitos pelos jovens participantes com total orientação e supervisão dos facilitadores Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna.

Com o enfoque na experiência prática e na troca de saberes, o diferencial do Caravana REC consiste em introduzir as técnicas básicas do audiovisual para os jovens beneficiários com pouco ou nenhum acesso a esse conhecimento. A partir disso, estimulamos os estudantes a pensarem na sua identidade cultural, na história, nas suas raízes, investigando símbolos, conceitos e ideias que possam ser traduzidos para a linguagem do cinema. Dessa forma, os próprios participantes tiram suas conclusões acerca da melhor estratégia para representar a essência do lugar onde vivem.

Carito fala sobre a importância da continuidade do projeto para o mercado audiovisual: “Vejo como muito importante a continuidade do Projeto Caravana REC. O mercado do audiovisual está crescendo cada vez mais e se renovando a cada dia com inúmeras possibilidades de realização. Nossa oficina tem o objetivo de trazer essas novas possibilidades de realização audiovisual para a realidade dos jovens que têm menos acesso a esse tipo de conhecimento e experiência, através de uma introdução ao cinema digital para iniciantes.”

Destaca ainda a importância social do projeto: “Entendemos que certos lugares têm menos visibilidade e o projeto ajuda a tornar mais visíveis esses lugares e essas pessoas. A inclusão social e o compartilhamento de conhecimento fazem parte das missões do projeto, como também a interiorização, a valorização da memória, da história, do indivíduo e do seu lugar no mundo. Assim, vamos capacitar os jovens e estimulá-los a descobrirem suas potencialidades cinematográficas e do seu lugar, da sua comunidade. Vamos compartilhar as nossas experiências enquanto realizadores, e todo o processo de realização de um documentário e os elementos fundamentais para a construção de um roteiro, produção, captação de imagens e som, e edição de um filme digital, tendo como resultado final a realização de um curta-metragem feito junto com eles, onde reverbere tudo isso.”

A oficina Caravana Rec leva noções básicas de audiovisual a iniciantes e simpatizantes dessa linguagem. Com ênfase na prática - e partindo da análise de nossa própria maneira de produzir - desenvolvemos diversas atividades com os alunos. Uma semana de vivência, uma câmera na mão, muitas ideias na cabeça e a experiência de uma produção coletiva”, destaca Fernando Suassuna.

O fato de verem na tela o resultado prático de suas ideias e sugestões traz para os particpantes o reforço da identidade cultural, aumento da autoestima e um sentimento de que é possível transcender os limites da própria realidade. Além disso, o projeto também reforça a possibilidade do audiovisual se tornar um caminho de trabalho, apresentando para esses jovens um nicho de mercado que cresce exponencialmente a cada dia.

O projeto Caravana REC tem realização da Pinote Produções, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, via Lei Câmara Cascudo.

SERVIÇO

CARAVANA REC 2ª TEMPORADA

- Natal - 04 a 08 de abril - ADIC

Para mais informações e inscrições para as próximas cidades acesse: www.caravanarec.art