Prefeito de Macaíba anuncia criação de Guarda Municipal e central de videomonitoramento ligada ao Ciosp

 


O prefeito de Macaíba, Emídio Jr., entregou nesta terça-feira (19), à Câmara Municipal, o projeto de lei que cria a Guarda Municipal de Macaíba.

A futura guarda funcionará ininterruptamente e desempenhará a função de vigilância e fiscalização ostensiva de caráter preventiva, zelando pelo respeito à Constituição, às leis, à proteção do patrimônio e incolumidade pública.

De acordo com o texto do projeto, 100 vagas serão criadas. Inicialmente, serão preenchidas 50 vagas por meio de um concurso público específico para essa finalidade, com reserva assegurada de 10% dos cargos para o sexo feminino. A carga horária estipulada será de 44h semanais.

Os futuros guardas municipais terão direito a gratificação de risco de vida (GRV) especial, além de seu salário-base.

O prefeito também anunciou a construção do Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (Coisp). O equipamento irá funcionar ao lado da sede da Prefeitura e terá um moderno sistema de videomonitoramento integrado ao sistema do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Ciosp).

Mais de R$ 1,5 milhão estão sendo investidos no primeiro ano da gestão no projeto, que é desenvolvido por técnicos com vasta experiência nessa área.