Parceria entre Senac RN e Liga Contra o Câncer lança cursos de Especialização Técnica na área da Saúde


Entre as inúmeras mudanças comportamentais trazidas pela pandemia Covid-19, a exposição sobre as rotinas de trabalho, carências e dificuldades enfrentadas pelos profissionais da saúde trouxe ao mundo um olhar mais atento e de reconhecimento ao ofício, bem como reforçou a importância de se investir no desenvolvimento profissional desses trabalhadores e, consequentemente, melhorar a oferta dos serviços à população. Esse foi um dos norteadores que uniu o Senac RN e a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer em uma parceria que irá lançar, a partir do dia 18 de abril, novos cursos de qualificação para trabalhadores dessa área, com uma metodologia que irá privilegiar a experiência prática dos alunos em contexto reais.

        O convênio tem como proposta atender segmentos mais específicos e que carecem de uma mão de obra qualificada. Inicialmente, serão ofertados os cursos de Especialização Técnica de Nível Médio em Radioterapia e Especialização Técnica em Instrumentação Cirúrgica. Entre os diferenciais, está a aprendizagem prática dos alunos. Por meio da parceria, os estudantes cumprirão 45% da carga horária do curso nos laboratórios de ponta que fazem parte da estrutura da Liga, centro de referência nacional para o tratamento em oncologia.

        “Entendemos as parcerias institucionais como sendo fundamentais para oferecer à sociedade iniciativas que tragam melhorias e bons frutos nas mais diversas áreas de atuação. Nesta que firmamos a Liga Norte Rio-grandense Contra o Câncer, estamos focando no setor da Saúde, essa área tão essencial e prioritária. Por meio desse convênio, interessados ou profissionais que queiram se aperfeiçoar terão a possibilidade de se qualificar em instituições que são referência nacional de excelência no ensino profissional e no atendimento de serviços médicos”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

        O diretor do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga, Edilmar de Moura Santos, reforça o diferencial dos novos profissionais, que terão na formação a possibilidade de praticar a aprendizagem em um cenário real. "Somos uma instituição que sempre valorizou e investiu no ensino, sendo um importante agente formador dos profissionais de saúde do Estado do Rio Grande do Norte. A nova parceria com o Senac segue essa linha e é um estímulo ao desenvolvimento profissional, que trará atualizações e aprofundamento em várias temáticas de extrema relevância para a área oncológica. Teremos, em um curto espaço de tempo, profissionais altamente capacitados e prontos para contribuir com o cenário atual e sua crescente demanda, onde o principal beneficiado será o paciente”.

       A parceria será lançada oficialmente na próxima segunda-feira (18), no auditório do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga Contra o Câncer, localizado na unidade da Avenida Miguel Castro, em evento com a presença da diretoria das instituições. Na ocasião será detalhada toda a metodologia dos cursos, valores e informações para matrículas.