Fluminense empata com o Flamengo e é campeão carioca após dez anos

 


Abel Braga gosta de dizer que é um cidadão iluminado. Pela carreira, pelos títulos, pela forte ligação com o Fluminense. Não à toa é considerado o maior técnico da história tricolor. Ontem, ele adicionou mais uma taça à sua galeria e ganhou mais um pouco de espaço nos corações tricolores. Com o empate em 1 a 1 com o Flamengo, o Fluminense venceu pela 32ª vez o título do Campeonato Carioca. Um troféu que encerrou um jejum de dez anos sem conquistas estaduais. Naquele já distante 2012, quem comandava o tricolor campeão estadual era justamente ele: Abel Braga.

Os mais de 30 mil tricolores presentes no Maracanã, ou os milhões espalhados pelo mundo, tiraram um enorme peso das costas — o de de 10 anos sem conquistas estaduais. O título é simbólico para o Fluminense, que coroa a sua reconstrução com uma conquista tão doce quanto os gols de Germán Cano, decisivo mais uma vez. Também ajudou a ampliar o bom retrospecto diante do maior rival: nos últimos nove jogos, são seis vitórias, dois empates e uma derrota.

Um título que coroa um estilo de jogo surpreendente para quem tinha a vantagem de 2 a 0 no placar após vencer o jogo de ida. Quem esperava um tricolor extremamente defensivo e segurando o resultado, se deu conta que a trinca formada por André, Ganso e Arias daria muito trabalho para a defesa rubro-negra. Tanto que mereceu sair na frente no placar, mas o gol marcado por Gabigol, na verdade, foi quase uma punição por um primeiro tempo tão bom.

Felizmente, a Justiça foi feita ainda antes do intervalo quando o trio citado anteriormente participou da construção do gol de empate tricolor. De André para Ganso, de Ganso para Arias, de Arias para Germán Cano fazer explodir o Maracanã. No tento tricolor, foi possível perceber alguns sintomas de um Flamengo que pouco lembra o dos anos anteriores — abatido, com pouca inspiração, vendo as suas estrelas passarem longe do rendimento técnico dos melhores dias.

A conquista poderia ser ainda mais tranquila para o tricolor, já que teve um pênalti a favor na metade do segundo tempo. Filipe Luís colocou a mão na bola, mas a penalidade cobrada por Germán Cano parou no goleiro Hugo. Restou ao Flamengo colocar todas as suas armas em campo — Pedro, Everton Ribeiro foram chamados para somar ao quarteto já conhecido. Não adiantou.

No fim, veio a festa. O Fluminense pode comemorar o título do Campeonato Carioca.