Dia Mundial da Criatividade tem agenda gratuita em Natal


Nos dias 20, 21 e 22 de abril, 100 cidades em todo o Brasil e outras 30 cidades ao redor do mundo terão uma programação oficial aberta ao público para celebrar o World Creativity Day 2022 (Dia Mundial da Criatividade).

 

Com o tema "Celebrar a Vida", o evento que está em sua 5ª edição contará com a realização de 2.000 atividades gratuitas (presenciais e online) com uma expectativa de público total de 100.000 pessoas. A data que entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017 tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento humano sustentável.

 

A liderança e produção do festival em Natal/RN é responsabilidade do produtor cultural Marcelo Veni, diretor da MV Projetos Criativos e da MV Produções que há mais de 20 anos atua na assessoria e produção artística tendo como foco o empreendedorismo cultural e a economia criativa. As atividades deste ano se organizam ao redor de quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade. A programação global contempla diferentes formatos de atividades como palestras, debates, apresentações culturais, exposições, feiras, workshop e shows.

 

Em Natal o Dia Mundial da Criatividade será comemorado nos dias 20, 21 e 22 (quarta a sexta) de abril com 30 atividades entre presenciais e online. A programação presencial acontecerá em 03 espaços no centro histórico da cidade: O Bardallos Comida & Arte, O Studio Aruânde e o Espaço Cultural Ruy Pereira, que receberão atividades presenciais relacionadas à Produção Criativa da Música Potiguar e ao Empreendedorismo da Mulher Negra. 20 inspiradores prepararam conteúdos especiais que estarão disponivel a partir desta quarta-feira. Ao todo 15 apresentações musicais farão a trilha da criatividade para Celebrar a Vida na cidade do Sol

 

"Um bom momento das pessoas recuperarem sua autoestima, valorizarem sua potência criativa  e resgatarem a capacidade de viver com alegria, mesmo sabendo que tivemos tantos meses de dor e luto", afirma Marcelo Veni, produtor do Dia Mundial da Criatividade em  Natal.

 

PRESENCIAL

 

A noite de abertura do WCD NATAL, será no Bardallos, ás 18h com um bate papo sobre música independente seguida da “Mostra do Selo NightBird Records’’ com os artistas Luan Bates, Apenas Um Oliveira, Ydna e Marinheiro Porre em um show colaborativo, na segunda parte da programação nomes do rap mostram um pouco da atual produção potiguar, na line estão Pretta Soul, Breno Slick, Del MC, Rharo e LZ MC. A representação LGBTQIA+ contará com a cantora pop VIC e a DJ La Promo que celebra 10 anos de carreira artística.  

 

Na quinta-feira, dia 21, a programação será dedicada ao tema Mulher Negra Empreendedora, e acontecerá a partir das 14h o Studio Aruandê – localizado na Cidade Alta, em frente a Praça Pe. João Maria e mantido pela rapper e trancista Pretta Soul. A programação terá show da cantora Analuh Soares que também falará sobre o tema “A Força da Mulher Através da Música”. Haverá a divulgação dos vencedores do Prêmio Natal de Criatividade.  Oficinas de tranças e turbantes fecham a programação. 

 

O encerramento acontece na sexta dia 22, no Espaço Cultural Ruy Pereira a partir das 18h com shows de Rodolfo Amaral, Jaina Elne e Grupo de samba Soul Mais Elas. Haverá um bate papo sobre Música e as Nossas Divas Potiguares.  

 

Para consultar a programação completa da cidade e fazer inscrições, basta acessar o site https://www.worldcreativityday.com/brazil/natal/activities.

 

Para ver a programação nacional acesse www.diamundialdacriatividade.com.br e a global no www.worldcreativityday.com.

 

PLAY

                                                                                                                              O conteúdo online produzido especialmente para o Dia Mundial da Criatividade faz um recorte de importantes projetos e ações para apresentar resultados e conquistas a partir do empreendedorismo criativo, social e cultural de seus protagonistas.

 

O jornalista e escritor Ciro Pedroza apresenta de forma poética o tema “Das Rocas, da gente,do mundo: reflexões sobre um bairro criativo de Natal/RN’’ partindo de trechos de seu novo livro 'Uma história das Rocas', primeiro bairro popular de Natal, berço do samba e do futebol potiguar, palco da criatividade em todas as duas formas e sentidos.

Do audiovisual participam o diretor Pedro Fiuza falando de  “Sideral - Um Filme Potiguar em Cannes”, a produtora Nav.noAr e os integrantes do Projeto Kurta na Kombi falam sobre “Democratização do acesso e difusão do cinema potiguar’’.                                                                       

 

Dois movimentos de bairros serão representados por Miguel Carcará com o projeto Nossos Valores,na Zona Norte e Nathy Passos com o Coletivo das Cores, em Ponta Negra, Zona Sul da Cidade. A empresária Carlota Nogueira,  o poeta Plínio Sanderson, o escoteiro Roney Miranda, o slamer Amém Ore, e a cantora pop VIC relatam vivências, desafios e conquistas em suas áreas de atuação.

 

Projetos como a Brinquedoteca Itinerante Potiguar, O Festival da Meladinha, Piscadela, Universidade das Quebradas, Escolinha do Papão e Centro Cultural Casa de Taipa serão apresentados por seus idealizadores. Relatos que certamente vão inspirar novas ações criativas.

 

Parceiros da Programação do Dia Mundial da Criatividade em Natal

 

Realizado desde 2014, o World Creativity Day adotou um formato descentralizado a partir de 2018 e, desde então, tornou-se o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, sendo realizado em Natal, pelo 2º ano,  com a participação de voluntários na equipe de produção, anfitriões, inspiradores e em 2022 com o patrocínio da Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Cultura e com o apoio cultural do Governo do RN através da Fundação José Augusto, do Bardallos Comida & Arte e da MV Projetos Criativos que colaboram na construção de uma programação criativa e totalmente gratuita.

 

Sobre o World Creativity Day

 

O World Creativity Day é uma iniciativa da World Creativity Organization, organização responsável por difundir a marca World Creativity Day que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis, em nosso século.

 

O World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores criativos, líderes empresariais, tecnólogos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social.

 

O World Creativity Day respondeu aos pedidos do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Resolução 71/284 para chamar a atenção sobre a designação de 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação para todos os Estados Membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outros organismos internacionais e internacionais. organizações regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e indivíduos.

 

 Programação Presencial


Quarta, dia 20 de abril – 18h

Abertura do Dia Mundial da Criatividade  em Natal

Local: Bardallos – Centro Histórico

 

11 atrações musicais + Bate papo: Música Independente

 

Mostra do Selo NightBird Records:

Luan Bates, Apenas um Oliveira, Ydna e Marinho Porre

 

Shows de abertura do WCD Natal:

Breno Slick, Pretta Soul, DJ La Promo

 

Participações especiais:

Rharo, VIC, Del MC e LZ MC

 

Quinta, dia 21 - 14h

Local: Studio Aruandê – Praça Pe. João Maria:

Bate papo: Mulher Negra Empreendedora

                   A Força da Mulher Através da Música

 

Show com Analuh Soares

Oficina de Tranças com Pretta Soul

Oficina de Turbantes com Iyalê

Divulgação dos contemplados no Prêmio Natal de Criatividade - Edição 2022

                 

Sexta, dia 22 – 18h

Encerramento do Dia Mundial da Criatividade em Natal

Local: Espaço Cultural Ruy Pererira 

 

03 atrações e bate papo: Música e as nossas divas potiguares.

 

Shows com:

Rodolfo Amaral, Jaina Elne e grupo de samba Soul Mais Elas.

 

 

 

Programação Play (OnLine ) WCD - Natal


Inspiradores e seus projetos e ações criativas e de empreendedorismo cultural e social.  

 

Quarta, dia 20

18h - Diego Andrade: Nightbird Records - Atuação do selo musical no cenário independente                                                                                18h - Marcelo Veni: MV Projeto Criativos

18h - Plínio Sanderson: As poéticas estão na ética da fita métrica

19h - Ciro Predrosa: Das Rocas, da gente, do mundo: reflexões sobre um bairro criativo de Natal/RN

19h - Umará Luiz & Marcelle Avlis: Projeto Kurta na Kombi -Democratização do acesso e difusão do cinema potiguar                                                                      

20h - Pedro Fiuza - Sideral - Um Filme Potiguar em Cannes

20h - Rubens Araújo – Centro Cultural Casa de Taipa

 

Quinta, dia 21

14h - Pretta Soul: Trançando Palavras

15h - Amém Ore: Elemento do Hip-Hop, com rimas e batidas, chamado de RAP

17h - Nathy Passos: Coletivo das Cores

18h - Dallianny Santos: Desenvolvimento do Projeto Piscadela  

20h - Miguel Carcará: Movimento Cultural Nossos Valores

21h - Vic: O Canto da Resistência


Sexta, dia 22

09h - Roney Miranda: O Poder Transformador do Método Escoteiro

10h - Marcelo Bruno: Escolinha do Papão - Música como Ferramenta de Transformação Social

13h - Ricardo Buihú & Demmy Gonzaga: Brinquedoteca Itinerante Potiguar

16h - Carlota Nogueira: Estúdio Coletivo Afetivo

19h - MV Produções: Festival da Meladinha

21h - Jussara Santos: Universidade das Quebradas

21h - NAV: Uma nova visão do mundo, pelos olhos do audiovisual.