Desvendando o RN com o Projeto Vida

 


O Projeto Vida foi criado em 29 de dezembro de 1998, com o objetivo de conhecer as famílias e as condições habitacionais dos pacientes acompanhados pela Casa Durval Paiva, posto que a missão é acolher crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas, atuando há 26 anos, com um protagonismo social no âmbito do Terceiro Setor.

Desde a criação do Projeto Vida, já foram realizadas 7.175 visitas domiciliares e foram entregues 7.526 cestas básicas. Desbravando mais de 133 municípios do RN, bem como, algumas cidades da Paraíba, pois são atendidos pacientes oriundos de outros Estados.

As visitas domiciliares são um momento ímpar no acompanhamento. Pois, é a partir delas que são desveladas algumas questões, ocultas nos atendimentos sociais e acolhimentos. Por meio delas, é possível extrapolar o espaço físico de atendimento, apreendendo diversas situações, conhecendo as cidades de origem dos pacientes, os longos caminhos percorridos para chegar até a capital, em busca de atendimento, além de situações que exigem atenção e intervenção. Dentre elas, destacam-se condições precárias de moradia, casas de taipa, sem banheiros, em condições insalubres, fragilidades na rede de apoio, além de conflitos familiares, violência, violação de direitos, dentre outros.

A partir do momento que tais situações de negação de direitos são identificadas, aciona-se a rede de proteção da criança e do adolescente, como Conselho Tutelar, Secretarias de Assistência Social e Saúde e Promotorias da Infância. No que tange as condições de moradia, por meio do Projeto Vida, há uma mudança nas condições de habitação precárias dos pacientes.

O Projeto Vida foi financiado pela Casa Durval Paiva, inicialmente, conquistando, ao longo do tempo, parceiros e financiadores importantes. Dentre eles, Parnamirim Energia, Instituto Ronald McDonald, Marchadores pela Vida, Voltalia, Rotary, Rede Mais e algumas Prefeituras Municipais, a partir da doação de terrenos. Com essas parcerias, já foram realizadas 136 reformas e 103 casas construídas, mudando a vida de muitas famílias, promovendo melhoria na qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, impactando diretamente no resultado do tratamento.