Bailarinos com Síndrome de Down são selecionados para representar RN

 


Dançar e levar alegria para as pessoas através da arte. Esse é o objetivo de um grupo de 17 bailarinos potiguares com Síndrome de Down. O conjunto faz parte do Studio de Dança Soraya Lima, localizado em Nova Parnamirim, na Grande Natal, e foi selecionado para participar do Festival de Dança do Rio Grande do Sul entre os dias 26 e 30 de maio.

O grupo de dança foi criado em 18 de janeiro de 2016 e, desde então, vem conquistando premiações, adquirindo experiências e representando o Rio Grande do Norte por todo o mundo. Em 2018, os bailarinos participaram do Festival de Dança da Argentina e arrebataram três premiações. Um ano depois, em 2019, o conjunto conquistou cinco prêmios no Festival de Dança de Fortaleza. Já em 2020, o grupo foi convidado para fazer uma turnê pela Europa, que foi adiada em razão da pandemia da Covid-19.

“Muitas pessoas ainda acreditam que quem tem a Síndrome de Down é incapaz de fazer algumas coisas. Mas nós não pensamos assim. Eles são capazes de assumir responsabilidades, dançar e até competir. E todas essas conquistas foram fruto da capacidade e do esforço deles, afinal, eles competem de igual para igual com outros bailarinos sem deficiência”, disse a diretora Soraya Lima.

E o próximo desafio, no Sul do país, promete. No entanto, o custo das passagens, das hospedagens, do deslocamento e da alimentação é alto. Por isso, os bailarinos criaram uma vaquinha solidária para arrecadar fundos e realizar mais esse sonho.

“Nós estamos fazendo esse apelo, pois o grupo sempre vai para essas competições representando o RN. No entanto, todos os custos são nossos. Não há apoio algum. Fica muito pesado. Então, precisamos de ajuda”, relatou Soraya.

Ao todo, os custos com passagem e hospedagem para os 17 bailarinos deve ser em torno de R$ 45 mil. Desse valor, foram arrecadados apenas R$ 200. Para ajudar a reverter a situação e tornar o sonho dos bailarinos potiguares real, basta entrar em contato via WhatsApp através do (84) 9.9497-5476.

“Ajude a realizar o nosso sonho de ir para o Rio Grande do Sul”, pediu o bailarino Cesar Augusto, de 34 anos.