Audiência na Câmara debate melhorias e formas de incentivo para festas juninas

 


A Câmara Municipal de Natal realizou, na manhã desta quarta-feira (20), uma audiência pública com o tema: "Cultura: Como Será o São João de Natal, Abertura de Editais e incentivo às Quadrilhas Juninas". A audiência foi proposta pelo vereador Herberth Sena (PL) com o objetivo de encontrar formas de incentivo para as festas do São João de 2022 e dos próximos anos.

O  vereador Herberth Sena reforçou a importância das festividades juninas tanto para a população envolvida quanto para o município. “Esse movimento representa a cultura do Nordeste, além de mover setores como o de turismo, cultura e economia, pois também gera e fomenta uma cadeia produtiva de trabalhadores que dependem do São João", afirmou.

Para Flávio Henrique, representante da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Rio Grande do Norte (Liquajutern), o retorno das quadrilhas a partir deste ano gera uma alta expectativa para todos os envolvidos. “Em março realizamos um evento pré-junino e lá vimos a emoção dos envolvidos. Dessa forma, essa audiência ajudou a fortalecer o sentimento que temos para o retorno do movimento junino na nossa cidade”, disse.

A representante da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte/Secult), Odinelha Targino, esteve presente na audiência e comentou sobre o apoio financeiro que será oferecido para o setor este ano através do Programa Djalma Maranhão: “Vamos destinar 292 mil reais para o apoio de 15 grupos e para as premiações das competições”.  O Programa Djalma Maranhão utiliza a Renúncia Fiscal do Município para propiciar projetos culturais em diversos segmentos.

Também estiveram presentes na audiência pública, os vereadores Eribaldo Medeiros (PSB), Luciano Nascimento (PTB) e Klaus Araújo (SDD).