Sesc Saúde Mulher chega a Currais Novos no Dia Internacional da Mulher

 


Com uma década de atuação, a estrutura de saúde móvel permanecerá na cidade até o dia 31 de março, com a meta de realizar 1.100 exames preventivos e mamografias, além de 1.050 ações educativas. 

 

Na noite da terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), uma instituição do Sistema Fecomércio, realizou a solenidade de instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Currais Novos, a 187 quilômetros de Natal. Este é o segundo destino do ano depois de passar pela cidade de Angicos. 

A equipe tem a meta de realizar cerca de 2.000 atendimentos, sendo 544 preventivos em mulheres com idade entre 25 e 64 anos e 544 mamografias, para o público feminino entre os 50 e 69 anos. Além disso, serão oferecidas 1.050 ações educativas totalmente gratuitas. 

“O cenário de câncer de mama no país é preocupante. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer, só no ano passado, mais de 66 mil novos casos deste câncer foram descobertos, o que confirma que a doença é a primeira causa de morte entre as mulheres brasileiras. Por isso, conclamamos as mulheres de Currais Novos, principalmente as trabalhadoras do comércio, a usufruírem dessa estrutura que hoje disponibilizamos para toda a população”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. 

O prefeito de Currais Novos, Odon Oliveira de Souza Júnior, fez destaque para a atuação do Sistema Fecomércio na cidade. “Não teria um dia melhor do que esse, em que homenageamos às mulheres, termos essa inauguração da Sesc Saúde Mulher. Reforço o agradecimento e todo o apoio recebido pelo presidente Marcelo, seja com esta unidade móvel, com as ações de lazer, cultura, entre outros projetos”, destacou o prefeito. 

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos, Helder Araújo, falou da união dos empresários locais. “Através da corrente que sempre tivemos é possível trazer ações como essa que fazem diferença na vida da população”. 

A solenidade contou ainda com a presença da diretora regional do Sesc RN, Sâmela Gomes, a diretora de programas sociais do Sesc RN, Roseanne Azevedo, diretores e gestores da Fecomércio RN, do presidente da Câmara, vereador Edmilson Sousa, a secretária municipal de Saúde, Alana de Morais, entre outros convidados.  

Sesc Saúde Mulher 

Em julho de 2012, o projeto pioneiro no país começou sua atuação no Rio Grande do Norte. Desde então, a unidade móvel já percorreu quilômetros pelas estradas potiguares para promover a saúde feminina com os serviços de exames gratuitos de mamografias e preventivos. 

Até fevereiro de 2022, a Sesc Saúde Mulher realizou cerca de 30 mil mamografias e 36 mil preventivos, além das 213 mil ações educativas em saúde, com palestras sobre a importância da prevenção do câncer, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), entre outros temas. 

O câncer de mama representa 29,7% da incidência da doença entre as mulheres e também lidera os índices de mortalidade de localização primária, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Ministério da Saúde. 

Serviço:  

O que? Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Currais Novos 

Quando?  

Atendimentos: até 31 de março de 2022. 

Segunda-feira (11h às 12h e das 13h às 18h) | Terça a quinta-feira (08h às 12h e 13h às 17h) | Sexta-feira (08h às 12h). 

Exames: 544 preventivos (25 a 64 anos) e 544 mamografias (50 a 69 anos). 

Onde? Ao lado da rodoviária de Currais Novos.