Projeto de incentivo ao voluntariado é aprovado na Comissão de Finanças

 


A Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Natal aprovou nesta quarta-feira (9) um projeto de Lei que incentiva o voluntariado na cidade. Na ocasião, os vereadores do colegiado cobraram providências do Executivo Municipal para evitar os transtornos com alagamentos, como os ocasionados pelas chuvas do último fim de semana na capital.

O Projeto de Lei 590/2021, de autoria do vereador Raniere Barbosa (Avante), cria o programa "Transforma Natal", com uma política municipal do voluntariado e exercício da cidadania visando preparar cidadãos e instituições para esta atividade. "É um projeto que potencializa o voluntariado, traz a sociedade para compartilhar serviços e atender demandas reprimidas. Estamos ordenando através de lei um trabalho que já é executado em diversos segmentos e entidades. É a ação social pela função social", disse o vereador, presidente da comissão.

Além deste, foi aprovado o projeto nº 734/2021 da vereadora Divaneide Basílio (PT), que homenageia o padre Tiago Theissein, renomeando a Avenida Florianópolis, no bairro Potengi, zona Norte de Natal, região onde o sacerdote, falecido em outubro de 2021, teve forte atuação na evangelização, educação e cidadania dos moradores.

Os vereadores da comissão cobraram na reunião providências mais efetivas para evitar os frequentes alagamentos durante dias de chuva na capital. "Já chamamos a atenção várias vezes da Prefeitura sobre essa questão, cobrando um plano de manutenção das lagoas de captação porque a cidade não aguenta mais passar por esse problema. É preciso que o Município crie um plano de manutenção permanente e estratégias não apenas no período chuvoso", destacou o vereador Anderson Lopes (SDD).

Os vereadores Nivaldo Bacurau (PSB), Robério Paulino (PSOL) e Robson Cavalho (PDT) participaram virtualmente da reunião.