Meteorologia prevê chuvas de até 100 mm no RN

 


Foto: Alex Medeiros

A previsão do tempo aponta que os próximos dias no Rio Grande do Norte serão de chuvas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações ocorrerão neste sábado (26) e tendem a se intensificar a partir do domingo (27) e segunda-feira (28). Nas regiões Leste e Agreste, o acumulado das chuvas pode superar os 100 mm já neste sábado.

Segundo o Inmet, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) associada ao padrão dos ventos em altos níveis da atmosfera favorecem a previsão de fortes chuvas.

Além do Rio Grande do Norte, a análise meteorológica vale também para outros estados do Nordeste, especialmente para a Paraíba, Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão.

Todo o Rio Grande do Norte está sob aviso de chuvas intensas, variando entre a primeira e a segunda escala de grau de severidade.

As fortes chuvas que vem caindo sobre o Rio Grande do Norte no mês de março apontam para uma tendência de que o Estado tenha mais chuvas do que a média histórica neste terceiro mês do ano. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), até o dia 17 deste mês, as precipitações médias registradas para o Estado foram de 96,6 mm. Comumente, a média para março é de 160 mm. As regiões com as melhores médias no Estado nas últimas três décadas são o Oeste (198 mm) e a Leste (170 mm).

Tribuna do Norte