Governadora recebe representação de 40 Mulheres do MST


 

As mulheres que estão no acampamento Elza Soares apresentaram pauta de reivindicações nesta segunda (7)

 

Com a clareza que o Governo do Rio Grande do Norte tem atendido pautas históricas do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra, a única mulher a governar um Estado da Federação, a governadora Fátima Bezerra, recebeu uma representação de 40 Mulheres do MST na tarde desta segunda-feira (7). O Encontro ocorreu no auditório da Governadoria, Centro Administrativo do Estado, em Natal.

 

“Estamos no mês de março, em que tradicionalmente celebramos as lutas e conquistas das Mulheres, mas sobretudo é um momento para refletir diante dos inúmeros retrocessos que o nosso país vem vivendo, e que afetam mais ainda a vida das mulheres, afetam mais ainda a vida das Mulheres do campo. Mais que nunca nós estamos sendo desafiadas, convocadas a não sucumbir, ao contrário, precisamos resistir”, destacou a governadora ao receber Mulheres de todas as regiões do estado, de diversos acampamentos e assentamentos do RN.

 

“A gente fica muito feliz pela simbologia que é esse encontro com a senhora governadora no dia que antecede o 8 de Março, que é uma data histórica para todas as Mulheres, principalmente para as Mulheres do Campo que lutam incansavelmente todos os dias”, ressaltou Érica Rodrigues, dirigente nacional do MST.

 

Representando as Mulheres que estão acampadas na Praça Vermelha, no centro da capital potiguar, desde a madrugada desta segunda, no acampamento Elza Soares, Érica fez a entrega simbólica de pautas que não são novas para o Governo do RN. As reivindicações serão objeto de discussão numa comissão que será formada pelo Governo do RN e pelo MST. Até o final de maio, o governo deve apresentar respostas às demandas.

 

“O Governo recepciona a pauta do Movimento, já sabendo que boa parte dela está em curso, inclusive algumas o Governo já cumpre em sua integralidade”, assegurou o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Alexandre de Oliveira Lima.

 

Para a governadora, isso é fruto do diálogo permanente que o governo mantém com os movimentos sociais. “O Governo com perfil popular, que tem compromisso irrenunciável com a cidadania, com a dignidade, que tem o compromisso inquestionável com a Reforma Agrária, com a cidadania do campo”, ressaltou Fátima.

 

Do conjunto das ações que estão sendo pautadas, a grande maioria, segundo o secretário da Sedraf, já está em curso ou concluída, a exemplo da emissão do crédito para a agricultura camponesa e para a agricultura familiar. “Através do CredMais, hoje algo em torno de 20 a 30% do que o governo libera é para assentados e assentadas do MST, inclusive ressaltando a participação de mulheres acampadas, algo inédito no Brasil”, destacou Alexandre.

 

O secretário também destacou o Armazém do Campo, onde o Governo, a partir da emenda da deputada federal Natália Bonavides, vai viabilizar uma unidade de comercialização de alimentos produzidos através da reforma agrária popular, com um local já definido, no bairro histórico da Ribeira.

 

Outro aspecto ressaltado pela Sedraf é em relação às compras governamentais, que já é uma realidade. “O RN hoje adquire 48% do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o maior índice do Brasil”, destacou o secretário.

 

Segundo o titular da Sedraf, a aquisição dos itens que são oferecidos pelo MST chegou a mais de R$ 1 milhão.

 

Destaque também para a questão do Baixo-Açu, onde o Governo vai assentar 100 famílias numa área de 500 hectares, que já estão no local há 7 anos.