Governadora recebe homenagens no Dia Internacional da Mulher



Homenagem ocorreu na Biblioteca Câmara Cascudo durante o evento “As Mulheres da Aldir”, lançamento coletivo de obras de autoras contempladas pela Lei Aldir Blanc no RN

 

A governadora Fátima Bezerra recebeu uma homenagem na noite desta terça-feira (8) pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Durante evento que marcou o lançamento coletivo de obras de autoras contempladas pela Lei Aldir Blanc no Rio Grande do Norte, a única mulher governadora do Brasil recebeu como homenagem uma placa que faz menção aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, reproduzindo a imagem do Abapuru, da artista plástica Tarsila do Amaral.

 

A lei Aldir Blanc contemplou 67 autoras potiguares no edital de Auxílio à Publicação de Livros, Revistas e Reportagens Culturais, que premiou obras de diversos gêneros literários nas categorias conto, dramaturgia, crônica, romance, literatura infanto-juvenil, história em quadrinhos, ensaio ou coletânea de artigos sobre cultura e literatura, poesia, literatura de cordel, temática feminista, igualdade racial, revista cultural, livro de fotografia e jornalismo. São "As Mulheres da Aldir".

 

O evento, realizado na Biblioteca Câmara Cascudo, também contou com um recital e show da cantora Dani Cruz e o pré-lançamento da nova edição do Livro "Direito das Mulheres e Injustiça dos Homens", de Nísia Floresta. A nova edição vem com um novo prefácio da professora Constância Lima Duarte. “Há mais de 200 anos, Nísia tinha a ousadia de defender a ideia de igualdade de direitos e estamos nós aqui para dar continuidade a essa luta”, declarou a governadora aos presentes no evento.

 

“É um orgulho imenso saber que o Rio Grande do Norte de Zila Mamede, de Auta de Souza, de Nísia Floresta tem esse talento extraordinário que são essas mulheres aqui presentes. Pela minha condição de professora, de amante das artes, da literatura, das Letras, e também como parlamentar, tenho orgulho imenso de ter sido autora da Lei que instituiu o primeiro Marco Legal, em matéria de política nacional, voltado para o fomento do livro, da leitura, da escrita e da literatura”, afirmou Fátima Bezerra.

 

A governadora fazia menção à Lei 13.696, de 2018, aprovada durante seu mandato de senadora quando propôs a Política Nacional de Leitura e Escrita (através da PL 7752/17) como estratégia permanente para promover o livro, a leitura, a escrita, a literatura e as bibliotecas de acesso público no Brasil. “Nosso desafio no Rio Grande do Norte tem sido fazer avançar ainda mais essa política pública”, continua a chefe do Executivo estadual.

 

A Lei Aldir Blanc é uma Lei de Emergência Cultural e prevê auxílio financeiro aos trabalhadores da cultura, buscando apoiar os profissionais da área, uma das que mais sofreu com o impacto da pandemia. De autoria da deputada Benedita da Silva, foi aprovada na Câmara e no Senado em junho de 2020, e a distribuição do auxílio foi feita de acordo com os critérios populacionais e dos fundos de participação dos municípios e estados.

 

No Rio Grande do Norte, os editais foram fomentados pelo Governo do Estado por meio da Fundação José Augusto, sendo um deles o Edital de Auxílio à Publicação de Livros, Revistas e Reportagens Culturais das 67 autoras desta noite.

 

Estiveram presentes no evento as representantes de diversas categorias culturais, como Jânia Souza, da União Brasileira de Escritores (UBE); Tonha Mota, presidente da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel/Estação do Cordel; Carla Costa, presidente da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins; Maria José Gomes, presidente da Academia Curraisnovense de Artes e Letras; Carla Alves, do Mulherio das Letras Zila Mamede; Rejane Souza, do Mulherio das Letras Nísia Floresta; Rita Cruz, da Casa do Cordel; Lúcia Eneida, da ALAMP; entre outras.

 

Acompanharam a governadora:  a deputada federal Natália Bonavides; a deputada estadual Isolda Dantas; a vereadora Divaneide Basílio; o vice-governador Antenor Roberto; a secretária de Estado das Mulheres, da Juventuda, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), Júlia Arruda; a Coordenadoria da Diversidade Sexual e de Gênero da Semjidh, Janaína Lima; a Subsecretária de Política para as Mulheres da Semjidh, Wanessa Fialho; o diretor-presidente e o diretor da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto e Fábio Henrique; o coordenador do Livro e Leitura da FJA, Ailton Medeiros; a diretora de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde da Sesap, Teresa Freire.

 

PINACOTECA DO ESTADO

 

Ainda na tarde desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a governadora Fátima Bezerra também foi homenageada na Pinacoteca do Estado através dos versos de Vani Fragosa.

 

A exposição Coletânea Dez Mulheres Potiguares chegou a sua 5ª edição com o lançamento de cordéis, escritos e ilustrados por mulheres, que narram em versos o perfil biográfico de personalidades femininas que se destacaram na história do Rio Grande do Norte.

 

Acompanharam a governadora o vice-governador Antenor Roberto, Júlia Arruda (Semjidh), Crispiniano Neto e Fábio Henrique (FJA). Também prestigiaram o evento a atriz Titina Medeiros, a deputada Natália Bonavides e a vereadora Divaneide Basílio.


FOTOS: Raiane Miranda/Assecom-RN.