Frente Parlamentar em Defesa da Gestão Pública retoma atividades na Câmara de Natal

 


A Frente Parlamentar em Defesa da Gestão Pública da Câmara Municipal de Natal retomou suas atividades e realizou nesta quinta-feira (17), a primeira reunião desta legislatura. O encontro abriu espaço para uma Audiência Pública, que trouxe como tema principal, o debate entre gestores municipais e representantes da academia sobre o papel do estágio na formação dos estudantes do campo de gestão pública e no desenvolvimento das políticas municipais.

O presidente da Frente Parlamentar, Pedro Gorki (PCdoB), reforçou a importância da existência do estágio para estudantes da área e pontuou o objetivo de garantir vagas na Câmara Municipal. “O objetivo da nossa Frente Parlamentar, inicialmente, é garantir que, aqui na Câmara, nós tenhamos vagas para estágios obrigatórios e não obrigatórios de estudantes de gestão pública”.

O representante da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Pedro Paulo, explicou que a demanda de estagiários da prefeitura do município surge a partir da necessidade do gestor de cada secretaria. “A Semad faz a ponte entre as secretarias e os estudantes, ou seja, temos ali o papel de recebê-los conforme as demandas apresentadas pelas secretarias”, afirmou ele.

Gilson Neto, aluno do 5º período de Administração Pública, comentou sobre a importância desse espaço para os estudantes e para o debate sobre a quantidade de vagas para esses futuros profissionais. “Acredito que a partir de agora teremos mais oportunidades para o curso e, além disso, também será destacada a contribuição que a universidade pode oferecer com as oportunidades de estarmos atuando dentro dos espaços públicos” declarou. 

O professor Alexsandro Ferreira, vice-chefe do Departamento de Políticas Públicas da UFRN e ex-Secretário Municipal de Planejamento de Natal, também destacou a importância da integração entre o estudante acadêmico e o espaço da prática de trabalho. “Esperamos que com o tempo essa relação de troca forme políticas públicas melhores, pois a presença do estagiário permite que a gestão possa se atualizar constantemente ” pontuou.

Ainda estiveram presentes compondo a mesa da Audiência, os professores do Departamento de Políticas Públicas da UFRN, Lindjane Almeida e Anderson dos Santos, e o Coordenador de Articulação Política do Centro Acadêmico Djalma Maranhão, Vitor de Souza.