Empresas suspendem quatro linhas de ônibus em Natal

 


Foto: Magnus Nascimento

Mais quatro linhas de ônibus deixaram de funcionar em Natal nesta segunda-feira (21). Segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), as linhas foram devolvidas pelas empresas concessionárias do transporte público.

As linhas em questão são: 68 (Alvorada - Parque das Dunas), 33B (Planalto - Lagoa Seca), 76 (Felipe Camarão - Parque das Dunas) e 593 (Circular Residencial Redinha). A STTU afirmou que está tentando reverter a situação.

A crise no transporte público de Natal se agrava a cada dia sem uma solução que garanta a normalidade do sistema, pelo menos aos patamares de antes da pandemia, mesmo com decisão judicial de outubro passado para que a Prefeitura garanta 100% da frota nas ruas. Essa é uma decisão que não está sendo cumprida porque as empresas dizem não ter como aumentar o efetivo e propõem uma nova redução caso não haja outra forma de garantir o “equilíbrio financeiro” do sistema, diante do novo aumento do preço dos combustíveis. 

O descumprimento já gerou para as empresas de ônibus 107 mil autuações da STTU. Desde março de 2020 até a última sexta-feira (18), 24 linhas de ônibus já tinham sido devolvidas pelas empresas ao Município, segundo a STTU.

Tribuna do Norte