Covid-19: RN registra menor taxa de transmissibilidade desde o início da pandemia

 


Segundo dados do Laboratório de Inovação e Saúde (LAIS), O Rio Grande do Norte registrou a menor taxa de transmissibilidade da Covid-19 desde o início da pandemia, que está prestes a completar dois anos no Brasil. Em entrevista ao Agora RN, o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, comentou sobre os baixos números registrados na transmissiblidade no estado.

Questionado sobre os fatores para a redução na transmissibilidade, Ricardo afirmou que a imunização e o aumento da imunidade natural, causada pela variante Ômicron, foram fundamentais para reduzir a taxa. Ainda de acordo com o diretor executivo, quase 2,9 milhões de potiguares a partir dos 18 anos já tomaram pelo menos a primeira dose, o que corresponde a 91% da população no estado. Cerca de 80% da população adulta está com o esquema vacinal completo.

“A alta cobertura de vacinação e a imunidade natural provocada pela variante Ômicron são variáveis que justificam essa queda muito grande na transmissibilidade”, disse.

Valentim também comentou sobre a liberação do uso de máscaras em locais abertos, que será discutida pelo Comitê Científico do RN. De acordo com ele, a medida é científicamente segura e deverá se tornar tendência em todo o país.

“Devido a alta cobertura vacinal que o Rio Grande do Norte já alcançou, é seguro sim tornar facultativo o uso da máscara em ambientes abertos nesse momento. No entanto, em transportes públicos ou em lugares onde há aglomeração, o uso de máscara ainda é importante. Estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul já colocaram isso. Então, isso deverá ser tendência em todo o Brasil.”

Ricardo ainda comentou que durante o mês de abril, novas análises devem ser feitas para avaliar a possibilidade de mais dimunuições das medidas restritivas contra a covid.