Casa de Zoé apresenta o espetáculo "Sinapse Darwin" no TECESOL


Inspirado na vida e na obra do pesquisador e naturalista Charles Robert Darwin, Sinapse Darwin é o mais recente espetáculo da CASA DE ZOÉ, com direção geral e dramaturgia de César Ferrario e direção de arte de João Marcelino. O espetáculo, que teve estreia com ingressos esgotados e excelente retorno do público e da imprensa em 2021, retorna ao TECESOL nesta semana em curta temporada de quatro apresentações, nos dias 19 e 20 de março.

O espetáculo remonta a história de Darwin de forma inusitada. A linha narrativa, desobediente ao tempo e a geografia, se faz livre nos caminhos imprevisíveis do pensamento. Nessa trajetória, fatos icônicos da vida como nascimento, formação e jornada, são espelhados e transfigurados pela memória daquele que pertencem. Requisitando a imaginação, elementos de teorias contidas em “A Origem das Espécies”, vão sendo gradualmente revelados a partir de um olhar sobre o próprio cotidiano.

No entanto, Darwin não foi o primeiro a dizer que a vida na terra é derivada de uma longa e diversa cadeia evolutiva. O filósofo mulçumano Al-Jahiz, por exemplo, escreveu mil anos antes um livro sobre como os animais mudam através do que chamou de seleção natural. Seu próprio avô, Erasmus Darwin, também já alertava sobre esse processo. Mas a história de Charles nos desperta por sua disposição as diferentes geografias, pelo respeito e admiração as diversidades étnicas e pela perspicácia em estabelecer os princípios científicos para sustentação de suas afirmações.

Com trilha sonora ao vivo – com direção musical de Caio Padilha - Sinapse Darwin é executado sobre uma estrutura autônoma de luz, som e palco totalmente pertencente a CASA DE ZOÉ, podendo ser armado em qualquer lugar, levando o teatro para outras rotas, além das previsíveis e usuais. Uma estrutura que conclama as pessoas, das grandes e pequenas cidades, para que juntas, mais uma vez, se disponham ao exercício de imaginar.

Sinapse Darwin é uma realização da Casa de Zoé, produção da Bobox Produções e Tayó Produções, com apoio da Prefeitura do Natal.

SERVIÇO

SINAPSE DARWIN

Dias 19 e 20 de março, às 17h30 e 20h

Local: Tecesol - R. Gov. Valadares, S/N - Neópolis, Natal – RN

Ingressos: R$40,00 Inteira e R$20,00 meia-entrada

Vendas: https://www.sympla.com.br/sinapse-darwin---temporada-marco__1509691