Canadá aprova primeira vacina contra Covid à base de plantas



A Health Canada, agência de saúde governamental do país, aprovou, na última semana, o uso da primeira vacina contra Covid-19 feita à base de plantas do mundo. Batizada de Covifenz, a vacina deve ser aplicada em duas doses e é indicada para adultos com idades entre 18 a 64 anos.

O imunizante desenvolvido pelos laboratórios farmacêuticos Medicago e GlaxoSmithKline (GSK) é baseado em uma tecnologia na qual partículas não infecciosas que imitam o vírus são elaboradas a partir de plantas. Essas partículas vão ensinar o sistema imune a se defender.

Estudos clínicos mostraram que a vacina é 75,3% eficaz contra a variante Delta do coronavírus e, em média, 71% eficaz contra todas as variantes anteriores. A Ômicron não foi testada devido ao período de conclusão do estudo.

Em um comunicado, o vice-presidente executivo de inovação, desenvolvimento e assuntos médicos da Medicago, Marc-André D’Aoust, informou que a empresa planeja fazer estudos sobre a segurança e eficácia da vacina como uma dose de reforço e para uso pediátrico.

Metrópoles