Câmara de Natal participa de Encontro Nacional de Legislativos Municipais

 


A Câmara Municipal de Natal está participando do Encontro Nacional de Legislativos Municipais, que está sendo realizado até a próxima sexta-feira (18), na capital potiguar, pela União dos Vereadores do Brasil/UVB, em parceria com a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN) e União dos Vereadores do Rio Grande do Norte (Uvern). O encontro está focado nos desafios do parlamento para fazer a diferença nos municípios.

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PDT), fez abertura do evento destacando que os vereadores são os representantes políticos que estão mais próximos da população. "Eventos como esse são uma forma de capacitar, cada vez mais, para que os parlamentares estejam mais preparados para o exercício do mandato e através disso contribuir com seus municípios", declarou Paulinho Freire.

Na programação do evento, que começou nesta quarta-feira (16), no Aram Imirá Plaza Hotel & Convention, estão sendo debatidos temas como o "Município na Constituição Federal", "Portal Federativo e o poder fiscalizatório dos legislativos municipais", "Fortalecimento das Escolas Legislativas Municipais" com oferta de cursos através de parcerias públicas e privadas e "Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos". "São temas de grande contribuição que vamos falar aqui para qualificar os vereadores, de modo a dar mais respostas a sociedade. Com mais conhecimento, os vereadores podem valorizar seus mandatos e teremos homens e mulheres mais comprometidos com a cidadania dos seus municípios", destacou o presidente nacional da UVB, Gilson Conzatti.

No Rio Grande do Norte, a entidade é presidida pelo vereador de Guamaré, Ednor de Albuquerque Melo, que enfatizou sobre a importância da qualificação dos parlamentares. "As ações da UVB têm percorrido todo o país e agora chegou a Natal. Queremos equilibrar os conhecimentos dos vereadores e qualificá-los para que ofereçam serviços diferenciados à população", disse ele.

Também participando do evento, o Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Flávio Giussani, disse que o Governo Federal compreende os municípios de forma sistêmica e que, para tanto, precisa estar próximo às Câmaras Municipais. "É importante ouvirmos as reivindicações, acompanhando a evolução, participando e mostrando a preocupação do Governo Federal em contribuir com os entes federativos", pontuou.

Além de vereadores, o encontro também é voltado para administradores, assessores, contadores, procuradores, técnicos e servidores de câmaras, Prefeitos(as), Vice-Prefeitos, assessores, contadores, procuradores, técnicos e servidores de prefeituras municipais.