Câmara de Natal entrega Comenda Ney Lopes Jr em homenagem ao Dia do Consumidor

 


A Câmara Municipal de Natal entregou, nesta terça-feira (15), a Comenda Ney Lopes Júnior, destinada a agraciar pessoas, empresas e instituições com reconhecida defesa e/ou respeito aos Direitos do Consumidor. O título da comenda, proposta pela vereadora Camila Araújo (PSD), é uma homenagem póstuma ao ex-vereador de Natal, advogado e jornalista Ney Lopes Júnior.

“Neste 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, prestamos uma justa homenagem a empresas que são referência em suas áreas comerciais pela ética nas relações de consumo, bem como a pessoas e instituições que se empenham na defesa dos consumidores. Tudo isso em nome do ex-vereador Ney Lopes Junior, que teve reconhecida atuação nesta pauta. Ele foi um grande parceiro da Comissão de Defesa do Consumidor desta Casa”, justificou a vereadora. 

O ex-vereador Ney Lopes Júnior faleceu em novembro passado, aos 47 anos. Nascido em Natal, era graduado em Direito e Jornalismo. Ele usou as competências nas duas profissões, para se destacar na defesa do Direito do Consumidor, tendo dirigido o Procon estadual e integrado a diretoria do municipal, e apresentado programas sobre o tema. Em dois mandatos como vereador, propôs no total 52 leis, todas em plena vigência. Ney Júnior chegou a presidir a Câmara Municipal de Natal e foi prefeito constitucional em exercício de Natal.

“Quero agradecer aos vereadores dessa casa, em especial ao presidente Paulinho Freire e à propositora dessa Comenda, vereadora Camila Araújo, por essa homenagem em memória de Ney Júnior. Recebemos essa honraria com muito orgulho, pois é um reconhecimento dos colegas dele nessa Casa, que foram testemunhas de sua dedicação”, comentou o pai do ex-vereador, o ex-deputado Ney Lopes de Souza.

Entre os 32 homenageados com a Comenda também estava o vereador Kleber Fernandes (PSDB), atual presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, que está no segundo mandato como parlamentar e tem, no Legislativo Municipal, o Direito do Consumidor como uma de suas principais bandeiras, já tendo proposto e aprovadas 10 leis nessa área. “É como muita satisfação que recebo esse reconhecimento”, comentou o homenageado, que é advogado com especialização em Direito do Consumidor, presidiu o Procon Municipal por duas vezes e é autor do Guia Prático do Consumidor, lançado em 2016. “O livro é um compêndio de artigos, com o intuito de esclarecer as pessoas com uma linguagem fácil e de forma prática sobre seus direitos nas relações de consumo do dia a dia”, explicou.

“Até hoje, Ney Lopes Júnior é lembrado com muita saudade no Procon Municipal, e é muito justo, em nome dele, homenagear empresas que respeitam o Direito do Consumidor”, comentou o diretor adjunto do órgão, Carlos Fialho, que também representou o prefeito Álvaro Dias na solenidade.