As “Vozes do Semiárido” vão ganhar as telas


O lançamento da primeira temporada da produção genuinamente potiguar está previsto para o final de abril.

 

Muitas histórias de vida retratadas através da memória da convivência com o Semiárido. As “Vozes do Semiárido” vão ganhar as telas. Em evento realizado na manhã desta terça-feira, 29, no campus da UERN de Mossoró, com a presença da governadora Fátima Bezerra, foi feita a apresentação do teaser da produção audiovisual genuinamente potiguar.

 

“Quero parabenizar essa produção audiovisual, uma parceria da UERN com a nossa gestão, porque quando a gente fala em desenvolvimento sustentável é preciso levar em consideração o conhecimento das populações que viveram e construíram as relações com esses lugares”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.

 

Produção do Laboratório de Narrativa Hipermídia (HiperLAB/UERN) e da UERN TV, executada através de convênio firmado com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, o “documentário vai ressaltar as histórias de homens e mulheres da Agricultura Familiar, reforçando a parceria entre governo do Estado e a UERN”, disse o secretário da Sedraf, Alexandre Lima.

 

“Vozes do Semiárido nasce para ser uma série que mostre as histórias do semiárido na perspectiva de um semiárido com vida, desmistificando aquela imagem que parte da mídia de que o semiárido é sinônimo de seca e de fome. Ao contrário, vamos mostrar que o semiárido é sinônimo de vida, de convivência com o semiárido, de tecnologia e de criatividade”, esclareceu o professor do curso de Jornalismo, Esdras Marchezan, um dos coordenadores do projeto de extensão.

 

Em duas temporadas, com seis episódios de sete minutos cada uma, a série vai mostrar histórias de pessoas que vivem no semiárido potiguar e atuam de diversas formas pela sustentabilidade da vida na região. O lançamento da primeira temporada está previsto para o final de abril.

 

A série é uma das ações do projeto de extensão Vozes do Semiárido, coordenado pelos professores do curso de Jornalismo da UERN, Esdras Marchezan e Fabiano Morais, e será distribuída para emissoras de TVs públicas do Rio Grande do Norte e plataformas de streaming.

 

Acompanharam a governadora, ainda, os secretários Fernando Mineiro (Segri), coordenador do Projeto Governo Cidadão, Gustavo Coelho (SIN), Daniel Cabral (Comunicação). Participaram, também, a reitora e vice-reitor da UERN, Cicília Maia e Francisco Dantas, a deputada estadual Isolda Dantas (PT), a prefeita de Grossos, Cíntia Sonale, o prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, o vice-prefeito de Baraúna, Marcos Antônio, vereadora de Mossoró, Marleide Cunha, diretor da FACEN, Leovegildo Cavalcanti, professora Márcia Farias, chefe do departamento de Gestão Ambiental da UERN, e os professores Esdras Marchezan e Fabiano Morais,, coordenadores do projeto de extensão “Vozes do Semiárido”.