Taveira Júnior: “Tá na hora de Parnamirim eleger um deputado da própria cidade”

 


O Novo Notícias entrevistou Taveira Júnior, empresário do ramo de transportes, filho do Prefeito Rosano Taveira e que faz parte de um grupo de empresários e comerciantes de Parnamirim, todos engajados em propor e manter uma agenda positiva de desenvolvimento para este grande município da região metropolitana.


O senhor atua como empresário em Parnamirim desde quando?

Faz quase dez anos que atuo no segmento de transportes, com a RR Log. É um segmento que nos permite ter uma visão geral dos demais segmentos econômicos, pois transportamos cargas que chegam de vários pontos do país para diversos segmentos do comércio, da indústria e de serviços. Parnamirim é hoje uma cidade importantíssima na logística de todo o estado. Aqui estão as maiores indústrias e os maiores atacados do Rio Grande do Norte. É a cidade que mais cresce no RN.


O senhor considera que Parnamirim é uma cidade bem administrada?

Sim, com certeza. Independente de ser um famliar meu, no caso o meu pai, eu considero sim que a cidade está bem administrada. Quando o Prefeito Taveira asssumiu a gestão do município, no primeiro mandato, lá em 2017, precisou realizar um forte ajuste fiscal, para reequilibrar as contas públicas e poder voltar a investir. Foram dois anos muito duros, com austeridade fiscal, mas que já começaram a dar resultados nos dois últimos anos do primeiro mandato e permitiram, com a reeleição, tocar as obras que o município tanto precisa.


Taveira Júnior: “Tá na hora de Parnamirim eleger um deputado da própria cidade” – Foto: Cedida

Poderia citar exemplos?

Sim, eu tenho acompanhado de perto. Parnamirim hoje tem uma boa limpeza urbana, tem obras de saneamento em todos os bairros, tem uma excelente cobertura de pavimentação, mesmo sendo a cidade que mais cresce. Iluminação LED em toda a cidade, tem praças e caminhódromos pros moradores, tem a urbanização de Cotovelo e da orla de Pirangi, tem uma Guarda Municipal atuante, muita coisa. Eu não faço parte da gestão, mas como cidadão eu acompanho tudo, e inclusive sou crítico quando acho que devo ser, para ajudar a melhorar, sempre.


Como é ser filho do prefeito e ainda ter o mesmo nome dele?

Aumenta minha responsabilidade. Meu pai é hoje uma liderança política em Parnamirim, numa trajetória construída com muito esforço, ao longo de mais de quarenta anos, primeiro como oficial da Polícia Militar, depois vereador e agora prefeito. Tenho orgulho de levar o nome dele adiante, e sei dos desafios que isso me traz.


O senhor conversa política com seu pai e com o grupo político que ele lidera?

Sim. Me envolvo porque gosto e porque, sendo empresário, me sinto na obrigação de entender quais as políticas públicas que são e serão adotadas em nosso município, isso independente de ser administrado pelo meu pai ou não. Eu agirira assim qualquer que fosse o gestor, pois, conforme eu já disse aqui, transportando cargas eu consigo ver um pouco de tudo, e tenho uma boa noção do quanto uma boa gestão impacta positivamenter na economia e no desenvolvimento de um município.


A pandemia deve ter atrapalhado um pouco.

Atrapalhou e muito. Todos os gestores públicos do nosso país sofreram, junto com a população. Mas eu confesso que fiquei feliz em vez que Parnamirim fez o dever de casa. Construiu Hospital de Campanha, aumentou a quantidade de leitos de UTI, reequipou UBS e UPA e agora está garantindo a vacinação, ou seja, priorizou recursos para a saúde e segurou as pontas até a fase aguda passar. E acho que a população sabe reconhecer isso.


O senhor está falando como pré-candidato?

Por que não? Me sinto preparado para enfrentar este desafio.


E como surgiu esta pré-candidatura?

Já faz algum tempo que converso com empresários de diversos segmentos em Parnamirim. E todos são unânimes em afirmar que nossa cidade precisa voltar a ter uma representação forte na Assembleia.


Explique melhor, por favor.

Explico. Parnamirim é conhecida como uma cidade “cesta de votos”, ou seja, todo candidato de fora vem aqui e tira seus 500, 1000, 2000 votos, e até mais, sem botar nem os pés aqui e sem nem conhecer os problemas e necessidades do município. Tá na hora de Parnamirim voltar a eleger um deputado daqui, da própria cidade, que conheça o povo, nossa cultura, nossas necessidades. É por isso que, se o nosso grupo político avaliar e entender que o meu nome soma, estou à disposição para a missão. Estamos conversando. E tenho conversado também com a classe empresarial, com colegas empresários, que têm sugerido uma candidatura local para representar este desejo. Dentro de todo este contexto, sim, se for convocado pelo nosso grupo, sou pré-candidato a deputado estadual.


O fato de ser filho do prefeito ajuda ou atrapalha?

Acho que as duas coisas ao mesmo tempo (risos). Muitos vão me cobrar este parentesco, achando que isso facilita as coisas para mim. Lembrem-se que meu pai é militar, e com militar num tem moleza não (risos). Para mim o que pode facilitar é o fato de, por eu ser filho e conviver com o prefeito, eu poder enxergar melhor uma série de coisas sobre a nossa cidade, sobre as demandas, sobre as políticas públicas, no que eu posso ter acesso, claro, o que é bem pouco. Mas ao mesmo tempo atrapalha, pois as pessoas podem pensar que eu me aproveito desta situação, quando, quem me conhece sabe, e não é de hoje, eu não misturo as coisas, desde muito cedo eu tenho minhas atividades profissionais e sempre segui minha vida própria, casei muito cedo e trabalho desde os 17 anos de idade.