Receita Federal aumenta nível de segurança para acessar portal e-CAC


A partir de sexta-feira (25), para conseguir ter acesso ao Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) ficará mais rigoroso com  nível de segurança aumentado. Quem entra pelo login único do Portal Gov.br só consegue ter acesso ao e-CAC com contas nível prata ou ouro, que terá mais recursos de proteção.

Conforme a mudança em nota, a Receita Federal alegou que tudo faz parte de um processo de melhoria no acesso a todos os serviços digitais do órgão. De acordo com o Fisco, o aumento na segurança permitirá que serviços do e-CAC sejam acessíveis apenas com certificado digital (tipo de assinatura eletrônica vendida a pessoas físicas e empresas) que possam ser fornecidos a outros usuários.

Fonte: FDR Além dessa conta gov.br, pessoas físicas que costumam declarar Imposto de Renda e empresas que optaram  pelo Simples Nacional poderão entrar no e-CAC usando os códigos de acesso, espécie de chave eletrônica renovável a cada dois anos.


As demais empresas podem acessar o e-CAC por meio do certificado digital, caso não queiram usar o login gov.br.

Segurança para acessar

Convém lembrar que a conta gov.br ficará disponível a todos os cidadãos brasileiros com identificação segura para acessar todos serviços públicos digitais

O login terá três níveis de segurança: bronze, sendo serviços menos sensíveis; prata, permitindo o acesso a diversos serviços digitais; e ouro, que permitirá o acesso sobre todos os serviços digitais.

Sendo assim, as contas que foram cadastradas exclusivamente com informações do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são consideradas de nível bronze. Também tem esse nível o cadastro feito presencialmente nas unidades do INSS ou do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Dessa forma as contas nível prata têm como validação de uma das três fontes: biometria facial da carteira de motorista, cadastro Sigepe (no caso dos servidores públicos) ou cadastros bancários de um dos sete bancos parceiros do Portal Gov.br sendo eles:


 -Banco do Brasil

 -Banrisul

-Bradesco

-BRB

-Caixa Econômica Federal

-Santander e Sicoob


Portanto, as contas validadas pela biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com ICP-Brasil passarão a ter nível ouro de segurança.

Os pagantes com contas nível bronze podem aumentar o nível de segurança do login, ao concluir as validações que conferem os níveis superiores.