Fátima Bezerra lidera em pesquisa a disputa para Governo do RN

 


Há poucos meses do início do período eleitoral, o Rio Grande do Norte já respira a expectativa pelos nomes que poderão surgir para a disputa do primeiro domingo de outubro. Alguns nomes são postos naturalmente no tabuleiro do jogo político, como o da atual governadora, que disputará a reeleição, Fátima Bezerra (PT). Outras figuras já confirmaram a pré-candidatura, como o engenheiro Breno Queiroga (SDD), a servidora pública Clorissa Linhares (PMB), e o empresário Haroldo Azevedo (sem partido).

Para avaliar as chances dos pré-candidatos declarados e também dos especulados, uma nova pesquisa de intenção de votos, realizada pelo Instituto Seta, sob encomenda do Blog do BG, mediu a preferência do eleitorado potiguar no início deste mês de fevereiro e está sendo divulgada nesta segunda-feira (7). Ela aponta para o mesmo resultado mostrado em todas as amostragens anteriores: vitória de Fátima Bezerra na disputa pelo Governo do Estado.

A atual governadora venceu todos os cenários simulados pela pesquisa. Além da pesquisa espontânea, onde os nomes dos concorrentes não são apresentados, ela aparece como favorita em seis cenários estimulados. A oposição, ainda sem nome definido, nas últimas semanas tem apostado no nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), que ainda não definiu se topa o desafio de desembarcar da base governista e encarar a disputa pela administração do Estado do RN. De concreto ele só tem o baixo desempenho apontado pelos números dessa pesquisa, chegando a 10,1% no seu melhor cenário de primeiro turno e a 11,6% em um eventual segundo turno contra Fátima.

Na espontânea, a governadora desponta com 25,2% das intenções de voto, seguida pelo prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB), com 5%, pelo senador Styvenson Valentim (PODE) co 3,1%, por Carlos Eduardo Alves (PDT), que soma 0,8%, Haroldo Azevedo (sem partido) com 0,5%, mesmo percentual de Robinson Faria (PSD). Aparecem ainda Breno Queiroga (SDD), Rogério Marinho (PL) e Ezequiel Ferreira (PSDB) com 0,3%, General Girão (PSL) com 0,2% e Alysson Bezerra (SDD) e Garibaldi (MDB) com 0,1%.

Nos cenários estimulados, seis composições distintas foram avaliadas, sendo três delas com pelo menos três candidatos e outras com apenas dois concorrentes, o que simula uma hipotética disputa de segundo turno. Confira os números no box.