Drive de testagem para covid-19 na Arena das Dunas é ampliado

 


A estrutura do drive-thru de testagem para covid-19 na Arena das Dunas recebeu ampliação com a instalação de dez tendas e a disponibilidade de uma unidade móvel. Essa ampliação garantiu, já a partir desta segunda-feira (31), agilidade ao atendimento e aumento da capacidade de testagem diária em relação aos primeiros dias do serviço no local.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Natal e o Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN), em uma nova etapa do programa Ação pela Vida. Nas tendas, é feita a coleta do material dos pacientes que procuram o serviço com suspeita de estarem com covid-19. A unidade móvel do SESI foi disponibilizada para a análise dos testes coletados com mais rapidez e proximidade do local da coleta.  

“O SESI participa com esse suporte, no local onde está sendo feita a testagem de covid. O Serviço Social da Indústria integra a parceria com o apoio em infraestrutura nessa ação que prossegue até o próximo domingo (6) para fazer essa verificação e cada pessoa tenha o tratamento adequado e o afastamento, se for confirmado o teste positivo”, disse Juliano Martins, superintendente regional do SESI-RN. 

Antes da parceria, o maior número de testes foi 1.300 em um dia. O superintendente do SESI-RN explica que, com as melhorias na estrutura proporcionada pela atuação do SESI, após a solicitação da Prefeitura, a estimativa é chegar a 2.500 atendimentos diários.  

O drive, na Arena das Dunas, com entrada pelo acesso da avenida Prudente de Morais, funciona até o dia 6 de fevereiro, das 8h às 15h. A medida busca desafogar o sistema de testagem para Covid-19 devido ao considerável aumento na procura. Os testes devem ser feitos a partir do terceiro dia de sintomas.  

Os exames utilizados são testes rápidos para Covid/antígeno com coleta "swab nasofaríngeo", no qual o resultado sai em até 24h. Para fazer o teste é necessário que a população leve impresso e preenchido o formulário com dados da pessoa a ser testada, disponível no site da https://vacina.natal.rn.gov.br/.  

Ação pela Vida 

Esse é a segunda etapa do programa ‘Ação pela Vida’, uma iniciativa do Sistema FIERN – FIERN, SESI, SENAI e IEL – que integra parcerias com instituições públicas para contribuir no combate aos efeitos da pandemia.  

Na primeira fase, o Ação pela Vida firmou parcerias junto a prefeituras, e instalou infraestrutura para vacinação contra covid-19, em Natal e Mossoró, além de disponibilizar profissionais para realizar a triagem e o acolhimento das pessoas que serão vacinadas.  

O programa aplicou 362.944 doses em todo o Rio Grande do Norte, entre os meses de abril a novembro de 2021, quando concluiu as atividades de imunização.