Definido novo formato de disputa da Série C

 

Foto: Alexandre Lago/ge


Em reunião virtual na tarde desta sexta-feira, os 20 clubes participantes da Série C  do Brasileiro decidiram, através de votação, pela disputa no formato de pontos corridos, ou seja, um turno único com 19 rodadas, com os 4 últimos rebaixados e os 8 primeiros se classificando para dois quadrangulares, valendo o acesso à Série B aos quatro primeiros colocados.

As equipes das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste votaram com a proposta vencedores, enquanto as equipes do Nordeste optaram por manter o formato atual, de dois grupos regionalizados. Com 19 rodadas, 10 clubes terão um jogo a mais em casa, conforme critério adotado pelo novo regulamento. Assim, os quatro rebaixados da Série B e os seis melhores rankeados exercerão esse privilégio.

A votação final sobre a competição foi encerrada em 12 a 8.

O ABC votou pela manutenção do sistema que foi utilizado até 2021, com dois grupos de 10.

Considerando o ranking da CBF, o ABC vai fazer 10 jogos em casa e 9 fora. Os outros clubes que farão 10 jogos em casa: Botafogo PB, Confiança ( único nordestino que votou pela mudança de fórmula ) Paysandu, Remo, Vitória, Botafogo SP, Brasil de Pelotas, Figueirense e Ypiranga de Erechim.


98 FM