Alunos potiguares são aprovados em seleção para a Escola Sesc de Ensino Médio no Rio de Janeiro


Com os novos alunos, sobe para 55 o número de potiguares que ingressaram na instituição referência no país.  

 

Na tarde desta terça-feira (22), os alunos aprovados e uma concluinte da Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), foram recebidos pelo vice-presidente do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, Gilberto Costa, gestores do Sesc RN e prefeitos dos municípios onde residem os alunos, em um almoço realizado na Fecomércio. 

“É uma alegria estar aqui, e em nome do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, parabenizo a todos pela conquista e faço destaque para os selecionados deste ano, ambos da Grande Natal, pois nos anteriores a presença de estudantes do interior era marcante, especialmente os de Caicó. Espero que aproveitem a oportunidade e estudem bastante, nesta escola que é referência de ensino médio no Brasil”, enfatiza o vice-presidente do Sistema Fecomércio RN, Gilberto Costa. 

A diretora regional do Sesc RN, Sâmela Gomes, também destacou a conquista dos jovens. “Vocês deram um passo muito importante, continuem fazendo boas escolhas como a ESEM. Que todas as ações de vocês sejam guiadas pela felicidade em fazer o que gostam, e que possam retornar mais preparados para retribuir todo esse aprendizado”. 

O momento foi propício para a interação entre os estudantes egressos e a concluinte em 2019. “Estudar na ESEM foi maravilhoso, lá a estrutura é incrível, porém uma coisa que ficou marcada foi a atenção que recebia dos professores. Esse afeto foi muito importante e lá aprendi a ser uma pessoa melhor, pois a educação é muito mais do que livros”, explica Jéssica Alves. 

Para Yan Alves (15), irmão de Jéssica e aprovado na ESEM 2022, a experiência está sendo aguardada com muita ansiedade. “Conheço um pouco da escola pelo que minha irmã fala e espero me tornar uma pessoa também melhor”. Para a mãe dos dois alunos, Sandra Cristina Alves, o orgulho é imenso pelas conquistas dos seus filhos. “Me sinto muito feliz e realizada em ver o esforço deles ser recompensado com uma vaga para estudar nessa escola considerada uma das melhores do país. A minha cota com Deus está completa com a aprovação dos dois”, fala a mãe emocionada. 

A natalense Laura Sofya Frutuoso (15) também está empolgada com a proximidade do embarque para a cidade carioca. “Foi muito difícil entrar na escola, o processo é longo, porém estou muito realizada em ter passado, pois sei que voltarei bem preparada e pronta para um futuro promissor”, destacou a jovem. 

Os dois novos alunos são representantes dos municípios de Natal e Parnamirim, e em março embarcam para o Rio de Janeiro. Eles terão direito a bolsas integrais durante os três anos necessários à conclusão do Ensino Médio.  

ESEM 

A Escola Sesc de Ensino Médio, projeto pioneiro na área de Educação, localizada na Barra da Tijuca, é uma escola-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos de todo o país. Inaugurada em 2008, com 176 alunos, hoje a unidade opera com capacidade plena: são 500 estudantes nas três séries do Ensino Médio, que moram nas vilas residenciais, junto com professores e gestores. Ao todo, 55 potiguares já passaram pela instituição.  

As turmas têm no máximo 15 alunos, com idades entre 13 e 18 anos. O projeto pedagógico da Escola se baseia na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica e da educação profissional. O regime de horário integral possibilita a oferta de atividades educativas em salas de aula e extraclasse em diversos espaços externos e internos da Escola, tais como: centro de liderança, teatro, laboratórios, oficinas, salas de artes, música e dança, biblioteca e complexo esportivo.