UERN anuncia adiamento de volta às aulas 100% presencial para 14 de março

 


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) anunciou o adiamento do retorno 100% presencial das aulas para o dia 14 de março. A decisão se dá devido a alta de casos de Covid em todo o RN.

Desta maneira, as aulas que terão início no dia 2 de fevereiro serão remotas na parte teórica. As aulas práticas e teórico-práticas estão autorizadas a serem realizadas no modelo presencial. Em dezembro, a Universidade anunciou que exigirá o passaporte vacinal para acesso aos prédios da instituição.

A UERN autorizou que os departamentos acadêmicos flexibilizem o horário das aulas presenciais, dependendo da conjuntura específica do curso.

De acordo com a instituição, as aulas presenciais voltarão no dia 14 de março, “quando se espera que se observe maior segurança sanitária frente ao quadro pandêmico”.

Segundo o comunicado, os conselheiros de Ensino, Pesquisa e Extensão concordaram que, mesmo o ensino remoto não sendo a escolha ideal do ponto de vista puramente pedagógico, “não se pode ignorar os riscos de morte trazidos com o espantoso aumento de casos de Covid-19, especialmente da variante Ômicron”.

A Universidade explicou que há uma cobrança de alunos de determinados cursos – como os da saúde – que solicitam mais aulas presenciais. Além disso, o Diretório Central dos e das Estudantes (DCE) cobram retorno de, pelo menos, 25% das atividades presenciais no mês de fevereiro.

“Todos os cursos da Uern têm componentes teórico-práticos. Nós temos 240 componentes, que somam mais de 400 turmas envolvendo componentes práticos e teórico-práticos”, explicou a professora Mayra Rodrigues, titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

De acordo com a pró-reitora, esse retorno em fevereiro fornece segurança para uma gradativa volta, de modo que a universidade pode monitorar melhor a situação da pandemia.

Para a reitora da UERN, a professora Cicília Maia, o diálogo foi de fundamental importância para a definição do calendário letivo. Segundo ela, desde o início da pandemia, a Universidade apresentou uma postura séria, prudente e cuidadosa com a saúde da comunidade acadêmica, bem como da sociedade.

“A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte continuará realizando, diuturnamente, todas as medidas necessárias para nossa retomada gradual e segura. Vamos juntas e juntos na certeza de que nossa missão é grandiosa, inclusive de orientar nossa comunidade e sociedade. Continuaremos agindo sob a orientação da ciência. Não abriremos mão disso”, destacou Cicília.

Nesta sexta-feira (28), a Reitoria promoverá uma reunião com as unidades acadêmicas para fortalecer o plano de retorno presencial com segurança.