Serviço telefônico 24h auxilia médicos no diagnóstico do câncer infantojuvenil no RN

 


Já está funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, o “Liga Durval” – serviço telefônico que vai auxiliar médicos e enfermeiros que estejam com dúvidas no possível diagnóstico do câncer infantojuvenil.

A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Casa Durval Paiva, Grupo de Apoio à criança com câncer (Gacc/RN) e LIGA norteriograndense contra o Câncer.

Os profissionais de saúde podem ligar para o número (84) 99982-0115 e serão atendidos por oncologistas pediátricos da LIGA que estarão de plantão para atender a dúvidas e esclarecimentos para que os diagnósticos possam ser mais rápidos, reduzindo o tempo de chegada dos pacientes aos serviços especializados, além de auxiliar no desenho de uma linha de cuidado para criança e adolescentes com câncer no RN.

Em dezembro do ano passado, a Sesap se reuniu com representantes das instituições que atuam na prevenção e tratamento do câncer no RN e discutiu formas mais acessíveis do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. "Nossa proposta é traçar um plano de trabalho pioneiro no país para que possamos chegar mais rápido ao diagnóstico em toda a rede", afirmou Lyane Ramalho, secretária adjunta da Sesap. 

Estão previstas ainda capacitações sobre sinais e sintomas do câncer infantojuvenil com a rede de atenção básica dos municípios do Estado e de educadores sociais; Implementação do calendário anual da Sesap para ações do Setembro Dourado, e organização do fluxo de atendimento.