Saiba onde fazer o teste para covid-19 pelo SUS em Natal

 


Com o aumento dos casos de covid-19 e Influenza, também tem crescido a procura pelos exames de testagem das doenças. Com a exceção dos laboratórios particulares, que fazem o teste mediante pagamento pelo exame, as pessoas com suspeita de covid-19 ou gripe que forem fazer a testagem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Natal, precisam passar antes por consulta médica.

No caso do teste RT-PCR, por meio de swab (cotonete), apenas depois da triagem e consulta, o paciente poderá fazer o exame em uma das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. É necessário estar entre o 3º e 7º dia de sintomas para que haja um resultado eficaz do exame.


Já o teste rápido, que possui um menor grau de precisão no resultado, está disponível em 45 unidades básicas de saúde do município. Nesse caso, é preciso requisição ou triagem da equipe de enfermagem.

Locais:



Em Natal, informações sobre os locais de vacinação, documentos e a situação das filas em tempo reais estão disponíveis no site https://vacina.natal.rn.gov.br/.