Relatório do Lais confirma importância da vacinação de adolescentes e crianças

 


O Rio Grande do Norte não registrou óbitos de adolescentes, entre 12 e 17 anos, após o início da imunização deste público contra o coronavírus. O dado integra o mais recente relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), divulgado neste sábado (8). Outra informação destacada pelos pesquisadores é que, antes do início da vacinação desta faixa etária, o estado registrou 32 mortes de adolescentes acometidos pela covid-19.

“Os dados reforçam, ainda mais, a importância da vacinação de toda a população, inclusive de crianças a partir dos cinco anos de idade”, destaca diretor executivo do Lais, professor Ricardo Valentim. De acordo com a plataforma RN+Vacina, 50% dos adolescentes – de 12 a 17 anos – potiguares já tomaram as duas doses da vacina contra covid-19, o que equivale a 159 mil jovens com o esquema de proteção. No total, mais de 419 mil doses já foram aplicadas, chegando a 81% do público-alvo, que é de aproximadamente 318 mil pessoas nos 167 municípios. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)alerta, no entanto, para o quantitativo de doses em atraso, que passa dos 47 mil adolescentes.

O documento do Lais ainda destaca a importância de avançar a faixa etária da campanha de vacinação contra covid-19 e incluir as crianças de 5 a 11 anos. “Já houve a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvosa) para isso, tendo o Ministério da Saúde autorizado a distribuição de dose somente em 5 de janeiro de 2022 com previsão de entrega de doses na segunda semana de janeiro de 2022. Portanto, é importante que os municípios se organizem e criem estratégias juntamente com o estado para que esse processo seja célere, por óbvio, sempre de acordo com as doses recebidas”, ressaltou o relatório.

Além do diretor executivo do Lais, Ricardo Valentim, o documento foi redigido pelos pesquisadores Carlos Alberto Pereira de Oliveira, Fernando Lucas, Higor Morais, Isabela Sales Moioli, Juciano Lacerda, Leonardo Galvão de Lima, Nícolas Veras, Pablo Holanda, Rodrigo Silva e Talita Brito.