PM recomenda adoção de torcida única nos clássicos do Campeonato Estadual

 


A Polícia Militar do Rio Grande do Norte elaborou um relatório das cocorrências no último domingo, diante do clássico ABC x América, no Frasqueirão. O material foi entregue ao Ministério Público, que vai analisar e tomar uma decisão na próxima semana. O documento da PM sugere a realização dos jogos, entre os rivais, com torcida única como forma de diminuir a violência.

Durante partida no Frasqueirão, foram autuadas 15 pessoas, todas com Termos Circunstanciados de Ocorrência – TCOs. 

O relatório, em sua conclusão, de acordo com o Policiamento da Capital, recomenda e sugere ao Ministério Público a adoção da torcida única para os clássicos entre ABC e América a serem realizados na atual temporada.

“É uma coisa que será analisada com calma, nós teremos reuniões com a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol – FNF, com o Tribunal de Justiça Desportiva – TJD e com a Polícia Militar novamente e estamos instaurando um procedimento para apurar essa situação e logicamente que a gente vai analisar”, comentou o promotor Público Eduardo Marinho, responsável pela aplicação do Estatuto do Torcedor no Estado,em entrevista à Tribuna do Norte. “O que eu posso adiantar é que a PM tem dado todo o apoio de segurança, mas chega o momento que a gente tem que refletir se estamos no caminho certo”, complementa.

O promotor observa que a quantidade de público, nos jogos com duas torcidas, tem diminuído. “Ou seja, até aquele discurso de que o torcedor estaria 'pagando' por uma decisão como esta de torcida única, não é bem assim. Talvez a gente esteja trocando um torcedor que está causando desordem por um que quer realmente ir torcer. Logicamente que é a minoria, mas se essa minoria está colocando em risco a maioria, nós temos que refletir, porque o interesse do clube, o interesse do torcedor pessoa física não pode ser acima do interesse primordial de proteção integral do torcedor e da coletividade”, concluiu Eduardo Marinho.

Na partida entre ABC x América, os problemas começaram já antes da ida das torcidas para o Frasqueirão. Na BR-101, cenas de agressão foram registradas e geraram tumulto no trânsito, com motoristas utilizando a contramão para fugir da briga. 

Com informações da Tribuna do Norte