Peixe-boi é resgatado em praia no litoral do RN

 


O resgate de um Peixe-boi na Praia de Sagi, em Baía Formosa, marcou a sexta-feira (21). A Fiscalização do Idema, que estava acompanhada do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb PMRN), na região, foi solicitada por populares para o resgate do animal, que se encontrava encalhado na faixa de areia.

De acordo com o Idema, os técnicos do órgão ambiental realizaram os primeiros socorros e entraram em contato com o coordenador do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), o professor Dr. Flávio Lima, para ter orientações enquanto a equipe se dirigia ao local.

O Projeto Cetáceos da Costa Branca realiza ações de monitoramento, pesquisa, conservação e sensibilização ambiental, com enfoque na megafauna marinha do litoral do Rio Grande do Norte e leste do Ceará. De acordo com informações divulgadas pelo projeto, o encalhe de peixes-bois-marinhos possui um padrão definido e geralmente ocorre com os animais recém-nascidos.

“Os filhotes dependem completamente da mãe para se alimentar e aprender a nadar e respirar logo nos primeiros dias de vida. Por essa razão, são diretamente dependentes da presença materna e dificilmente sobrevivem sozinhos. Diversos fatores podem atuar de forma sinérgica para a formação desse cenário. A destruição de habitats estuarinos de reprodução e alimentação da espécie, como manguezais, o desmatamento da vegetação ciliar, causando assoreamento gradativo dos leitos de rios e a redução de habitats disponíveis para criação de filhotes em estuários são impactos recorrentes. Outros fatores também vêm sendo alvos de estudos para melhor investigar sua influência nos encalhes, como o recrutamento de fêmeas jovens e/ou com experiências malsucedidas e a possível perda de habilidade materna causada pela endogamia”, explica o PCCB.

A orientação à população é que, caso aviste peixes-bois-marinhos encalhados vivos ou mortos, entre em contato com o PCCB pelos telefones: Areia Branca e Região: (84) 98843-4621 | Natal e Região: (84) 99943-0058.