Médico descarta necessidade de Bolsonaro passar por nova cirurgia

 


O médico-cirurgião que acompanha o presidente Jair Bolsonaro, Antônio Macedo, descartou, nesta terça-feira (4), a necessidade de uma nova cirurgia no aparelho digestivo e decidiu que seguirá o tratamento com medicamentos. O presidente está internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde a madrugada de segunda-feira (3) com quadro de obstrução intestinal. 

Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social confirmou que o quadro suboclusão intestinal que o presidente apresentava se desfez. O presidente deve iniciar a dieta líquida, mas ainda não há previsão de alta. 

"A Secretaria Especial de Comunicação Social informa que, conforme boletim médico divulgado  pelo Hospital Vila Nova Star, na manhã desta terça-feira (04/01), o quadro de suboclusão intestinal do Presidente da República, Jair Bolsonaro, se desfez, não havendo indicação cirúrgica. A evolução do paciente, clínica e laboratorialmente, segue satisfatória e será iniciada uma dieta líquida. Ainda não há previsão de alta", diz a nota.

Macedo chegou à unidade de saúde na manhã desta terça-feira (4) para avaliar a saúde do chefe do Executivo. Ele estava de férias nas Bahamas, mas voltou ao país assim que o presidente passou mal e foi encaminhado à internação em São Paulo.

De acordo com o último boletim divulgado pela unidade de saúde, Bolsonaro foi avaliado por médicos, passou por exames e não apresenta febre nem dor abdominal. "O Hospital Vila Nova Star informa que o senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, apresentou melhora clínica após a passagem da sonda nasogástrica, evoluindo sem febre ou dor abdominal", diz o comunicado médico.

O presidente estava hospedado no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul (SC), desde 27 de dezembro. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e da filha, Laura, de 11 anos, para as festas de fim de ano.

O chefe do Executivo deixou o litoral catarinense por volta da meia-noite deste domingo (2), em um helicóptero da Força Aérea, e desembarcou em São Paulo à 1h30 desta segunda. A previsão anterior era de que ele passasse férias no local até o dia 4 de janeiro.

Já no hospital, o presidente postou uma foto nas redes sociais em que aparece usando uma sonda nasogástrica, e disse que começou a passar mal após o almoço de domingo (2).


"Comecei a passar mal após o almoço de domingo. Cheguei ao hospital às 03h00 de hoje. Me colocaram sonda nasogástrica. Mais exames serão feitos para possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal. É a segunda internação com os mesmos sintomas, como consequência da facada (06/set/18) e 4 grandes cirurgias", publicou o presidente.

O presidente passou por seis cirurgias em consequência da facada que recebeu. Foram quatro em 2018 e duas em 2019 — para retirada da bolsa de colostomia e para correção de uma hérnia na incisão da cirurgia. A última internação de Bolsonaro aconteceu em julho de 2021. Na época, ele ficou hospitalizado por quatro dias com um quadro de obstrução parcial do intestino delgado.