Geração de energia sustentável - O Rio Grande do Norte conta com mais energia limpa, que gera oportunidades e desenvolvimento local

Maior produtor de energia eólica no país, o Rio Grande do Norte foi responsável por 44,19% da produção em todo o Brasil no ano de 2021, conforme informações da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e sem dúvidas, umas das empresas responsável pelo percentual propulsor do crescimento energético foi o Complexo Cumaru, da empresa Enel Green Power que está localizado no município de São Miguel do Gostoso e possui 206 MW de capacidade instalada. Possui 49 aerogeradores e será capaz de gerar 966 GWh de energia por ano, evitando a emissão de mais de 543 mil de toneladas de CO2 na atmosfera.

A empresa investiu cerca de R$ 948 milhões, o equivalente a cerca de 184 milhões de dólares, na construção do parque eólico.

Durante a construção de Cumaru, primeira obra da Enel Green Power iniciada durante a pandemia no Brasil, foram adotados rigorosos protocolos de segurança, em função da pandemia e em linha com as indicações das autoridades sanitárias, com o objetivo de garantir a proteção necessária aos trabalhadores envolvidos na construção bem como às comunidades onde o parque está instalado. A empresa estabeleceu diretrizes rígidas para viagens, que incluíram quarentena preventiva quando os trabalhadores se deslocavam para cidades fora da região do canteiro de obras; maior higienização das instalações, veículos e ambientes nos canteiros de obras; bem como medidas para garantir práticas de trabalho seguras. Nos canteiros, a rotina das equipes e operações foram estruturadas para manter o distanciamento social. A Enel Green Power também realizou campanhas de testes massivas envolvendo todos os funcionários nos canteiros de obras.

Além do foco na saúde e segurança de colaboradores e das comunidades locais na região do empreendimento, a Enel Green Power também desenvolveu ações de Sustentabilidade, envolvendo a comunidade local, em linha com a estratégia de Criação de Valor Compartilhado (CSV) do Grupo Enel. Em Cumaru, foram realizadas ações de educação ambiental com crianças e jovens e um projeto de assistência técnica rural para famílias que vivem da agricultura de subsistência. As famílias beneficiadas receberam orientações técnicas para aumentar e diversificar a produção de alimentos, garantindo a segurança alimentar e, eventualmente, a geração de renda. 

ENEL GREEN POWER

A Enel Green Power é atualmente líder em geração solar e eólica no país e tem contribuído fortemente para a diversificação da matriz energética brasileira, que ainda é baseada principalmente na geração por usinas hidrelétricas.

O Grupo Enel, por meio de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, tem atualmente uma capacidade total instalada renovável de mais de 4,3 GW, dos quais mais de 1,8 GW são de fonte eólica, cerca de 1,2 GW são de fonte solar e cerca de 1,3 GW de hidro.

No fim de 2020, a Enel Green Power anunciou um pacote de investimentos de R$ 5,6 bilhões na construção de cinco novos parques de geração renovável (quatro eólicos e um solar) no Brasil, que totalizam 1,3 GW de capacidade instalada.

Entre estes cinco novos projetos da EGP cujas obras começaram em 2020 está o parque eólico Cumaru, no Rio Grande do Norte, que agora já está em operação (entrou em operação em outubro deste ano).

As obras dos cinco novos projetos da EGP foram iniciadas num cenário desafiador de pandemia e contribuíram para o desenvolvimento social e econômico em várias regiões do Nordeste fortemente impactadas pela paralisação das atividades econômicas em decorrência da emergência do Covid-19. Ao todo, a construção destes cinco parques vai gerar cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos – boa parte deles ocupada por mão de obra local.

Além de Cumaru, a Enel Green Power já colocou em operação, apenas em 2021, outros três parques eólicos e solares no Brasil e está em fase final de construção de mais três empreendimentos renováveis, todos no Nordeste.

Além dos impactos positivos diretos com a criação de empregos locais para a economia, a construção destes grandes empreendimentos movimenta toda uma cadeia de fornecedores e prestadores de serviço e aquecem o comércio local, gerando oportunidades para os moradores e transformando a realidade dos municípios.