Completando 40 anos, Conjunto Estrela do Mar marcou a vida e história de Extremoz

 


Extremoz não é só a cidade das lagoas encantadoras, das praias e dunas belas, das lendas, das histórias religiosas, a primeira vila do RN, entre outros fatos marcantes como a iguaria mais famosa do Estado, o "Grude".

Extremoz inaugurava no dia 27 de janeiro de 1982, o seu primeiro conjunto habitacional construído pela Marinha do Brasil no município que era apenas um cidade de interior.  

Oficialmente o conjunto passou a ser chamado de Parque Residencial Estrela do Mar e para sua inauguração estiveram presentes o governador do RN, Lavoisier Maia, o prefeito da Capital, José Agripino Maia, o Ministro da Marinha Almirante Maximiniano da Fonseca, o comandante do terceiro distrito naval de Natal, Vice Almirante Dimas Lopes e representantes do sistema financeiro habitacional.

Com a chegada dos primeiros moradores no ano de 1981, ainda com casas em fase de acabamento, muitos vindos de outros estados que serviam ao quadro da Marinha do Brasil fixaram residência em Extremoz. Essa mistura de cultura influenciou a cidade com novos custumes que anos depois deixou marcas históricas. 

Foi no conjunto que Extremoz teve sua primeira Pizzaria, seu primeiro supermercado, a primeira padaria, o clube Estrela do Mar (local onde as famílias se confraternizavam) entre outros acontecimentos que marcaram até hoje a história desse bairro que continua sendo o mais charmoso da cidade e o mais importante com uma grande concentração de lojas.

Informações do historiador Ricardo Barros. 

Fonte: Diário de Natal

Foto Aérea de 1981, da Revista do Pessoal da Caixa de Construção da Marinha, Ed. 75 anos, RJ.