Comando do 3º Distrito Naval oferta 100 vagas em processo seletivo para Praças temporárias


O Comando do 3o Distrito Naval (Com3oDN) publicou Aviso de Convocação para prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV-PR) como Praças da Marinha do Brasil. São ofertadas 100 vagas para profissionais com níveis médio e fundamental nas áreas de saúde, industrial e administrativa, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
O período de inscrições vai até 9 de janeiro de 2022. O valor da taxa de inscrição é de R$ 65,00 podendo ser paga até 10 de janeiro de 2022. As vagas são para candidatos, brasileiros natos, com mais de 18 anos e menos de 41 anos até a data da sua incorporação.

O vínculo desses militares com a Marinha tem duração de um ano, podendo ser renovado até oito anos. Neste processo seletivo, o militar temporário, que compõe a Reserva de 2a Classe da Marinha, mais conhecido como RM2, não tem a possibilidade de adquirir estabilidade prevista na Constituição Federal de 1988.

Os rendimentos incluem soldo atinente à graduação do militar, bem como adicionais militar e de habilitação. Além da remuneração, há diversos benefícios indiretos como alimentação, assistência médico-hospitalar, ajuda para aquisição de uniformes, entre outros.

Os interessados podem entrar no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, clicar em “Serviço Militar Voluntário”, escolher o Com3oDN e acessar o link da sua inscrição e o respectivo Aviso de Convocação, ou, ainda, acessar diretamente o site do Com3oDN (https://www.marinha.mil.br/com3dn/) e clicar em “Processos Seletivos para Militares Temporários”.

O processo seletivo será feito por meio de provas objetivas com 50 questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos da Carreira Militar Naval. Caso seja aprovado, o candidato passará pelos Eventos Complementares, que são a Verificação de Dados Biográficos e a Verificação Documental, além da Inspeção de Saúde, do Teste de Aptidão Física, com natação e corrida, e da Prova de Títulos. Após isso, o aprovado passará por Instrução Militar-Naval, com duração de 60 dias.