América vence o ABC e assume a liderança do Estadual 2022

 

Foto: Canindé Pereira

O América quebrou o tabu de sete anos sem vencer o ABC no Frasqueirão e, de quebra, assumiu a liderança do primeiro turno do Campeonato Potiguar ao vencer por 2 a 1, na tarde deste domingo (23), no Frasqueirão. O jogo foi válido pela quinta rodada do primeiro turno do Campeonato Potiguar e teve público presente de 6.745 expectadores para uma renda de R$ 107.108,00.

O regulamento do Campeonato diz que, caso haja empate em número de pontos, o critério de desempate é o confronto direto. Como as equipe estão com 12 pontos, o América lidera.

O Alvinegro entrou em campo apostando na experiência de Vinícius Paulista como primeiro volante, protegendo a zaga. O jovem Thalyson, destaque no início da temporada, ficou como opção no banco de reservas. O restante do time foi mantido pelo técnico Moacir Júnior.

No Alvirrubro a expectativa era pela estreia de Márcio Mossoró, regularizado na sexta-feira. No entanto, Renatinho Potiguar optou por manter a equipe que começou o jogo contra o Globo. A ideia seria dar sequência a equipe que estava treinando e jogando.

O ABC começou melhor a partida. Com muita imposição e um meio de campo mais ajustado o Alvinegro teve um gol de Allan Dias, bem anulado e criou boas chances com Kelvin em dois belos chutes aos 26 e 27 minutos.

O América só assustou aos 28 minutos e em seu primeiro chute a gol. Zé Eduardo recebeu em profundidade e bateu. A bola raspou o travessão abecedista.

O Alvinegro dominava, mas foi o Alvirrubro quem abriu o marcador. Aos 38 minutos, contra-ataque rápido. William Marcilio fez uma boa jogada pela direita e cruzou. A bola passou por todo mundo e encontrou Wallace Pernambucano sozinho na pequena área. O camisa 9 só escorou para a rede.

E o time visitante ampliou o marcador. Desta vez pela esquerda. Wallace Pernambucano recebeu, se livrou do zagueiro Ícaro com um toque, invadiu a área e rolou para Zé Eduardo marcar aos 43 minutos.

O ABC voltou com Eduardo no lugar de Richardson e o América veio com Mayco Félix no lugar de Wallace Pernambucano. Ambos saíram de campo por contusão.

Somente aos 21 minutos o Alvinegro apareceu com perigo. Na jogada pela esquerda Thalyson cruzou e por pouco Wallyson não chega. Mas, na jogada seguinte o “Mago” chegou para fazer seu gol. O camisa 11 recebeu na área pela direita, chutou forte e a bola desviou no zagueiro americano enganando o goleiro Bruno Pianissola. 

Depois disso, o Alvinegro tentou, de forma desorganizada, empatar, mas não conseguiu e esbarrou na boa marcação americana e na desorganização ofensiva do próprio ABC. Final: ABC 1 x 2 América.


Tribuna do Norte