Professores da rede municipal decidem iniciar greve na sexta-feira (10)

 


Os educadores de Natal decidiram entrar em greve na próxima sexta-feira, 10 de dezembro. A decisão saiu em Assembleia presencial realizada pelo SINTE/RN nesta segunda (06), no Clube América. O encontro ainda contou com a participação de profissionais no formato remoto.

A categoria está lutando há quase dois anos pela atualização salarial 2020. Se espera que até o último dia útil desta semana a Prefeitura chame o Sindicato para dialogar e apresentar nova proposta. Enquanto isso, os profissionais vão conversar com alunos e pais para explicar os motivos pelos quais decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado. Desta forma, procurarão buscar apoio da comunidade escolar a fim de fortalecer a luta.

Entrar em greve foi a última alternativa encontrada pela Rede Municipal para tentar arrancar da Prefeitura a atualização salarial 2020, reivindicada há quase dois anos.

De janeiro do ano passado para cá, entre outras coisas, várias desculpas foram apresentadas pelo município. As escassas propostas apresentadas foram consideradas inaceitáveis pelos educadores. A última, exposta durante a 4º audiência de conciliação com o Sindicato, também foi rechaçada coletivamente. Isso porque consiste em implementar apenas 6,42% dos 12,84%, e sem retroativo, para ativos e aposentados.