Prefeitura de Natal decreta fim de estado de calamidade por covid-19

 


Diante dos atuais índices de covid-19 na capital potiguar, a Prefeitura de Natal decretou o fim do estado de calamidade pública que havia sido decretado inicialmente em maio de 2020 e renovado em março deste ano. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta (24). Através dos decretos o município pôde ampliar os gastos com a saúde.

Pelo Sistema de Regulação, o Rio Grande do Norte está com 25,33% de seus leitos críticos (semi-intensivos e UTI’s) ocupados e 71,33% disponíveis na manhã desta sábado (25). Há 107 leitos disponíveis e quatro pacientes aguardando avaliação do prestador para internação, todos na região metropolitana de Natal.

No geral, o RN segue com uma média de 26% de ocupação dos leitos críticos, na região metropolitana da capital esse índice sobe para 35%, baixa para 9% na região Oeste e sobe novamente para 23% no Seridó.

Os pesquisadores querem avaliar se a média da covid-19 permanecerá estável nos próximos 15 dias, depois das festas natalinas. Esse seria o período para que, em caso de novas contaminações, a doença se manifeste e o sistema de saúde seja acionado, com a solicitação de leitos para internação.

Fonte: Agência Saiba Mais