IFRN realiza provas presenciais para 14 mil estudantes neste dia 5 de dezembro

 


Com 14.581 inscrições homologadas, neste domingo, dia 5 de dezembro, estudantes de todo o Rio Grande do Norte deverão fazer prova para o Exame de Seleção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O processo seletivo é referente aos cursos técnicos integrados ao ensino médio. 

Os estudantes concorrerão a um total de 3.192 vagas para cursos em 20 campi do Instituto. Considerando a pandemia da Covid-19, o IFRN e a Fundação de Apoio do IFRN (Funcern) estabeleceram protocolo de segurança sanitária de aplicação das provas presenciais.


Provas presenciais

O acesso aos locais onde se realizarão as provas ocorrerá das 12h às 12h45 (horário oficial local) do dia 5 de dezembro de 2021. Para ter acesso à sala de provas, o candidato deverá apresentar o original do documento oficial de identificação usado para fazer a inscrição e o cartão de inscrição, que poderá ser solicitado; o cartão de inscrição está disponível desde a segunda-feira, dia 29 de novembro. Para ter acesso ao cartão, cada estudante deverá acessar a Área do candidato, onde fez sua inscrição. O cartão de inscrição indicará o dia, a hora e o local de realização das provas.

Conforme consta no edital, as provas estão organizadas da seguinte forma:

  1. Prova I – Língua Portuguesa, com 20 (vinte) questões de múltipla escolha;
  2. Prova II – Matemática, com 20 (vinte) questões de múltipla escolha;
  3. Prova III – Produção Textual Escrita, com 01 (uma) questão discursiva.

Segurança sanitária

Segundo Everaldo Pereira, da Coordenação de Acesso Discente (Cadis), setor ligado à Pró-Reitoria de Ensino do IFRN, para minimizar as possibilidades de contaminação durante a aplicação das provas o IFRN, "por meio do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, foi organizado um protocolo de segurança sanitária que é parte integrante do edital. O documento apresenta as normas de higiene para os ambientes, a obrigatoriedade de máscara durante todo o tempo em que o candidato e colaboradores estiverem dentro do local de provas, a necessidade de distanciamento nas filas para ingresso nos locais de prova e nas salas de aplicação, a disponibilidade de álcool 70º para candidatos e fiscais, aferição de temperatura dos candidatos no momento de ingressarem no local de prova e aqueles que estiverem acima de 37,7º serão alocados em locais especiais para realização da prova, os candidatos deverão levar suas garrafas de água". 

Acompanhamento do processo seletivo

De acordo com o gerente de projetos da Funcern, Erivan Amaral, 1.873 fiscais, entre estudantes e servidores do IFRN, estão envolvidos diretamente na aplicação das provas do Exame de Seleção 2022. "Já houve treinamento para os coordenadores e o grupo de fiscais tem treinamento previsto para antes da aplicação da prova. Na oportunidade, será enfatizado o cuidado com relação ao cumprimento das recomendações preventivas, visando a preservação da saúde e o enfrentamento da Covid-19", destacou.

Como medida de acompanhamento do processo, todos os coordenadores de aplicação dos campi são servidores da instituição e com experiência em processos seletivos. Quanto aos candidatos que estiverem com suspeita ou diagnosticados com a Covid-19, recomenda-se que entrem em contato, urgentemente, com a Funcern pelo e-mail: inscricoesifrn@funcern.br e/ou por mensagem através do WhatsApp (84) 99670-5522, pois, cada caso está sendo analisado individualmente.

Acesse