Fábio Faria descarta 3ª via e diz que Moro é “Bangu no meio de Fla-Flu”

 


A eleição de 2022 à Presidência da República será “histórica”, na avaliação do ministro Fábio Faria (Comunicações), mas será entre só duas pessoas. Faria descarta um crescimento considerável de um candidato da 3ª via e diz ver embate entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Uma eleição muito dividida, muito dura. Vai ser uma eleição histórica. São os 2 homens mais populares das últimas 3 décadas. Um de direita e um de esquerda”, afirmou Faria ao Valor Econômico, em entrevista publicada nesta 6ª feira (10.dez.2021).

O ministro afirma que as bases petista e bolsonarista são muito sólidas. Para ele, não há muito espaço para ser ocupado por outro candidato. Também descarta um crescimento considerável de Sergio Moro (Podemos), ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Bolsonaro.

Qual é o discurso do Moro? Ele tem uma marca dele, quando ele foi juiz. Ele tem uma única pauta. A marca que foi do Moro de quando foi ministro foi uma só: traição”, disse. “Você já viu o Moro em alguma entrevista falando alguma realização dele no ministério? Ele fala mal do Bolsonaro e fala mal do Lula. É igual ao Doria. Ele foi executivo e não entregou nada.

Faria avalia que não há chances de Moro retirar votos de Lula ou de Bolsonaro. “Ele é o Bangu que entrou no meio do Fla-Flu.”

Por esse motivo, o ministro também afirma que Moro não deve ser um alvo dos bolsonaristas. Para ele, falas de Bolsonaro contra o ex-juiz são apenas uma reação. “Não é porque ele tem preocupação. É porque ele achou que tem algo que ele não concordou e tem que responder.”

Segundo Faria, o principal adversário continua sendo o PT. Ele avalia que Bolsonaro tem mais chances de conseguir atrair votos por estar no governo. Também diz não acreditar em uma aceitação por parte do povo de uma chapa com Lula e Geraldo Alckimin (PSDB).

O nome do tucano passou a ser cotado para ser vice-presidente. Lula já afirmou que está conversando com Alckmin sobre a corrida presidencial de 2022.

Quando colocar o que o Lula falava do Alckmin e o que o Alckmin falava do Lula nas eleições em que eles eram adversários, o povo vai falar ‘eles estão querendo fazer isso aí para enganar a gente’. O povo não gosta”, diz Faria.

Para ele, a situação difere de Bolsonaro e seu retorno ao Centrão, com a filiação ao PL. Faria afirma que o presidente já foi de um partido do grupo, apesar das críticas que fazia ao bloco.

Com informações do Valor Econômico