Eliabe critica “caos generalizado” na saúde pública do RN

 


Para o deputado estadual Subtenente Eliabe Marques (SDD), a saúde pública do Rio Grande do Norte “está um verdadeiro caos generalizado”. O parlamentar abordou o tema durante pronunciamento nesta quinta-feira (02) na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado. 


“E essa crise tem levado consigo os serviços do SAMU Metropolitano do RN. Nossos colegas estão enfrentando diversas dificuldades, são pneus carecas, faltam equipamentos de segurança. E isso prejudica o serviço prestado. Tem situação agora que é absurda. Fui fazer visita de fiscalização e agora as ambulâncias estão sem comunicação”, relata Eliabe.


De acordo com o deputado, já há algum tempo as ambulâncias estão funcionando sem os aparelhos de rádio comunicadores. Com isso, a alternativa encontrada foi adotar o uso dos próprios celulares dos profissionais, a partir da criação de um grupo de Whatsapp com a central de regulação. 


“Em locais onde o sinal de telefone é ruim os colegas ficam sem comunicação com a central. E tem outro fator, porque no momento de atender a ocorrência precisam ficar atentos ao celular. Muita gente não entende, pensa que o profissional está desatento ao serviço. Até já foram abordados pela polícia de trânsito, porque estão atentos ao celular enquanto estão dirigindo. Isso está comprometendo o serviço prestado a população”, disse. O deputado fez um apelo para que o Governo do Estado envie aparelhos adequados para o desempenho da atividade.